Feriado prolongado eleva procura por hotéis em Friburgo este ano

Convention & Visitors Bureau estima ocupação média de 80% nas hospedagens do município
quinta-feira, 18 de abril de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Encontro dos Rios, em Lumiar, um dos pontos mais visitados (Arquivo AVS)
Encontro dos Rios, em Lumiar, um dos pontos mais visitados (Arquivo AVS)

Este feriadão que este ano reúne a Sexta-feira da Paixão, 19; Tiradentes, no domingo, 21 e São Jorge, na terça-feira, 23, deve movimentar bastante o turismo de Nova Friburgo. Segundo o Convention & Visitors Bureau, a média de ocupação hoteleira na cidade é de 80%. Para a Secretaria Municipal de Turismo, essa expectativa é positiva, uma vez que fica acima dos índices registrados no mesmo período do ano anterior.

“A média levantada juntos aos nossos associados é de 80%. Isso porque existem algumas instalações que já apresentam 100% dos quartos reservados, enquanto outras estão com um índice de 40% a 45%, uma avaliação que depende muito do porte dos hotéis e pousadas, já que o número de quartos disponíveis varia muito”, explica o presidente do Convention, Edson Almeida, o Biá, lembrando que o clima, as muitas belezas naturais e as opções de passeio são os grandes atrativos de Nova Friburgo para os visitantes.

Segundo ele, é esperado que esse índice varie, em decorrência de serem três feriados seguidos: “A situação econômica do país ainda está muito difícil, as pessoas não estão planejando mais longas hospedagens. Como temos feriado também na próxima semana, esse público deverá ser mais flutuante, permitindo que o município alcance 100% de ocupação. Muitas pessoas também têm optado por fazer o registro direto nos balcões, não sendo possível contabilizar a reserva”, observa Biá.

Lumiar e São Pedro, os destinos mais procurados

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Turismo em hotéis e pousadas do município, a procura na semana passada era de 55%, índice que já se mostrava superior ao mesmo período do ano passado, quando a média registrada foi de 42%. Pela pesquisa, a previsão da taxa de ocupação para o Centro, contabilizando as reservas efetuadas até o feriado de Tiradentes, neste domingo, 21, era de 61%. Já em Mury, 49% dos quartos disponíveis já estavam reservados e para os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, esse índice era de 65%. Nas demais localidades, a taxa ficou em torno de 46%.

Ainda segundo a secretaria, os hotéis e pousadas da cidade registraram nesta semana um crescimento expressivo, chegando a quase 100% de ocupação: “São números importantes, que demonstram o crescimento do turismo e como a cidade é agradável e faz parte da escolha dos visitantes. Quem sai ganhando, além dos turistas que vão apreciar as belezas que o município proporciona, são os friburguenses, porque movimenta a economia local, o comércio, os restaurantes, a cidade como um todo, os recursos investidos circulam”, destaca o secretário Pablo Sprei.

O levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), que levantou a previsão de ocupação hoteleira para os três feriados no interior do estado, colocou Nova Friburgo entre as regiões mais procuradas. Segundo a pesquisa, o município apresenta índice de 100% de ocupação, juntamente com os municípios vizinhos de Cantagalo e Petrópolis.

Ainda de acordo com a ABIH-RJ, 90% da demanda por locações no interior parte principalmente de visitantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e da capital. Enquanto os turistas estrangeiros são em maior número americanos, argentinos e chilenos.

Smomu segue fiscalizando o trânsito

Durante o feriado prolongado, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) informa que seguirá com o trabalho de fiscalização que vem sendo realizado pela pasta, garantindo a ordenação do trânsito e também coibindo o estacionamento irregular, inclusive nas vagas destinadas à ônibus de turismo, localizadas no Suspiro, Ponte da Saudade e no Pavilhão de Artes, no Cônego.

Perguntada sobre operações especiais de trânsito no período, a secretaria esclarece que mantém o serviço dos agentes de trânsito que estão acompanhando as procissões religiosas no município, iniciadas no último dia 13, e que acontecem até o domingo, 21.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade