Feriado deixa ruas com cara de domingo em plena segunda

Praticamente só farmácias e padarias abriram neste Dia do Comerciário em Friburgo
segunda-feira, 19 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Meditação no parque São Clemente (Fotos: Henrique Pinheiro)
Meditação no parque São Clemente (Fotos: Henrique Pinheiro)

Ruas vazias, trânsito fluindo tranquilamente e lojas fechadas. Parecia um domingo, mas era segunda-feira, 19, data em que foi celebrado na cidade o Dia do Comerciário e o Dia do Trabalhador da Construção Civil, em Nova Friburgo. Há alguns anos a data que celebra os empregados do comércio vem sendo antecipada de outubro para a terceira segunda-feira de agosto.

“A mudança foi aprovada tanto por empresários quanto por funcionários das lojas e bem incorporada pela cidade”, observa Braulio Rezende, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que completa: “Este é um dos poucos feriados em que nosso comércio não tem autorização para funcionar. Para os demais, existe permissão, desde que as empresas cumpram algumas exigências, como assinar termo de adesão à convenção coletiva”.

A VOZ DA SERRA percorreu as principais ruas do Centro e de Olaria para conferir a adesão da categoria ao feriado. Praticamente só as farmácias abriram as portas. Supermercados, lojas e o comércio em geral permaneceram o dia todo com as portas fechadas. Durante todo o dia, o número de veículos e pessoas circulando pelas ruas foi bem menor que o registrado numa segunda-feira normal.

Lojas poderão funcionar em mais cinco feriados 

Até o fim de 2019, as lojas de Nova Friburgo estão autorizadas pelo acordo coletivo a abrir em cinco feriados: 7 de setembro, Independência do Brasil; 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro, Finados; 15 de novembro, Proclamação da República; e 20 de novembro, Zumbi dos Palmares. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade