Feriado de Nossa Senhora Aparecida: confira a programação religiosa

Capelas dedicadas à padroeira do Brasil em Amparo e Catarcione terão missas solenes e procissão
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
No Colégio Nossa Senhora das Dores haverá programação em homenagem à santa (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
No Colégio Nossa Senhora das Dores haverá programação em homenagem à santa (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

O feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira, 12, será repleto de atrações para os devotos da santa. Em Nova Friburgo, as capelas dedicadas à padroeira do Brasil, no distrito de Amparo e no bairro Catarcione, realizarão programações especiais com celebrações religiosas, procissão, entre outras festividades.

Para marcar a data, na capela de Nossa Senhora Aparecida, no Loteamento Parada Folly, em Amparo, haverá celebração de missa solene às 16h com o padre Waldir Custódio, da Paróquina Imaculada Conceição e, na sequência, procissão luminosa. Já na capela dedicada à santa no Catarcione, situada na Rua Eugênio Nideck, haverá missas hoje, 11, e amanhã, 12, às 19h, esta última solene. Após as missas ocorrem festividades no salão da igreja.

O Colégio Nossa Senhora das Dores, na Rua Augusto Spinelli, 75, no Centro, também terá atrações em homenagem a padroeira do Brasil a partir das 8h desta quarta-feira, 12. Na ocasião, será realizado a 19ª edição do Cenáculo com Maria, que dessa vez irá celebrar também a abertura do ano mariano e os 40 anos de atividades da Renovação Carismática Católica na Diocese de Nova Friburgo.

Além de música, adoração ao Santíssimo Sacramento, terço, procissão e sorteios, haverá a celebração de missa solene, às 14h, com o bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, seguida de procissão. A festa contará ainda com a presença de Emanuel Stênio, da banda Amor e Adoração, da TV Canção Nova.

O dia de Nossa Senhora Aparecida é feriado nacional desde 1980, quando o então papa, João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil, participou do Congresso Eucarístico Nacional.

A imagem da padroeira foi vista, pela primeira vez, em 1717, em Guaratinguetá-SP, por três pescadores. Conta-se que, na época, eles teriam pescado o corpo e depois a cabeça da imagem da santa, o que fez o barco se encher de peixes. Depois do episódio, a devoção por Nossa Senhora se propagou e hoje ela dá nome ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religião | Festas religiosas
Publicidade