Feira da Roça é sucesso em Santa Maria Madalena

Evento é realizado todas as quintas-feiras, no centro do município
quinta-feira, 10 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O município serrano de Santa Maria Madalena, que possui a agricultura e o turismo como principais atividades econômicas, ganhou um novo atrativo: a Feira da Roça, uma iniciativa conjunta da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária (através da Emater-Rio), da Prefeitura e dos agricultores familiares. A ideia foi colocada em prática no início de abril e a feira ocorre semanalmente, nas manhãs de quinta-feira, no centro da cidade, sempre das 7h às 13h.

No local, vende-se legumes, frutas, verduras, mel, doces, produtos derivados do leite e da agroindústria local, oriundos das localidades rurais de Terras Frias, Dr. Loretti, Alto Imbé, Ribeirão Santíssimo e Km 17. Segundo o supervisor da Emater-Rio no município, Chaul Buchaul, são dez barracas padronizadas e 14 participantes, com a possibilidade de ampliar essa capacidade, caso novos produtores anunciem adesão à feira.

De acordo com o secretário de Agricultura de Santa Maria Madalena, Carlos Magno Vahia, o poder público e os agricultores estão se reunindo todas as semanas para discutir os erros, acertos e possíveis ajustes da feira, que já movimenta mais de R$ 3 mil por edição.

Com quase vinte anos de experiência na lavoura, o produtor rural Valdinei Freire Viana comercializa alface, cheiro-verde, agrião, três variedades de banana, inhame, jiló, vagem e tomate, produto campeão de vendas de sua barraca. Ele afirma que já colhe resultados satisfatórios.

“Tudo o que oferecemos ao nosso cliente é fruto do trabalho da minha família. Aqui vendemos em maior quantidade e a possibilidade de lucro é bem maior”, explicou Valdinei, que também participa, aos domingos, da feira de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense.

Já o produtor Gilmar Carino possui uma agroindústria familiar no município há mais de vinte anos. Seu estabelecimento integra o Programa Prosperar, da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, que tem como objetivo aumentar a oferta de emprego e renda na área rural. Na feira, ele oferece três variedades de queijo: curado, minas frescal e o frescal condimentado.

A dona de casa Erotides Valente, do bairro Girassol, esteve apenas uma vez na feira, mas promete voltar. Ela disse que o preço e a qualidade dos alimentos são os maiores atrativos. Opinião parecida tem a dona de casa Sueli Mendes, do centro, que frequenta a feira desde o início.

“Venho aqui para dar oportunidade aos conterrâneos. Hoje comprei banana e pimentão, mas na próxima semana levarei outros produtos”, informou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade