Febre amarela: vacinas começam a chegar aos municípios fluminenses

Carmo e Cantagalo devem receber doses nos próximos dias; Nova Friburgo também terá reposição de vacina
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
por Dayane Emrich
População do estado será vacinada contra a febre amarela
População do estado será vacinada contra a febre amarela

A Secretaria estadual de Saúde anunciou na tarde da última terça-feira, 24, que já deu início a entrega das doses de vacinas para o combate a febre amarela às prefeituras de todo o estado do Rio. Entre os primeiros que devem receber a vacina estão os municípios vizinhos de Carmo e Cantagalo, localizados próximo a divisa com o estado de Minas Gerais, onde ocorre um surto da doença.

De acordo com a secretaria, ao todo, serão disponibilizadas 350 mil doses, sendo 250 mil a serem usadas em ação de bloqueio e o restante, no reabastecimento dos estoques das prefeituras, como é o caso de Nova Friburgo. Segundo o secretário estadual de saúde, Luiz Antônio Teixeira, não é necessário vacinar toda a população, já que ainda não há registros da circulação do vírus no estado. “O principal critério para definição da ação de bloqueio é a proximidade com as áreas de surto em Minas Gerais: estamos recomendando a intensificação da imunização da população que vive na divisa dos estados de Minas e Espírito Santo”, disse ele.

Entre os municípios listados para receber a vacinação estão também Comendador Levy Gasparian, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai. Além destes, os municípios de Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Sapucaia, Três Rios e Paraíba do Sul. Segundo Luiz Antônio, alguns deles receberão a orientação para vacinação da população em geral, obedecendo as indicações do Ministério da Saúde, outros terão regiões específicas para a campanha. “Esta é uma medida preventiva que estamos adotando, atuando em apoio total às prefeituras”, pontuou.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do estado, Alexandre Chieppe destacou que: “o objetivo é criar um bloqueio contra o vírus nas regiões mais vulneráveis sob o ponto de vista geográfico, diante da proximidade das áreas onde há surtos em Minas Gerais. Os moradores com idades a partir de 9 meses até 60 anos, residentes nos municípios e localidades definidas pela secretaria para a ação são o público alvo da campanha. É essencial que os postos de saúde observem as contraindicações específicas para esta vacinação de bloqueio”, explicou.

Ainda de acordo com a secretaria será realizada nesta quinta-feira, 26, em Miracema, uma discussão sobre as estratégias de imunização. O objetivo é orientar os municípios a respeito da divisão da população por faixas etárias, de 9 meses a 9 anos e 11 meses; 10 anos a 19 anos e 11 meses, 20 a 29 anos e 11 meses, 30 a 39 anos e 11 meses, 40 a 59 anos e 11 meses), para a vacinação, que deve acontecer entre os dias 28 de janeiro e 10 de março. Cada secretaria municipal de saúde, no entanto, deverá definir seu calendário de acordo com sua capacidade operacional e de armazenamento dos imunobiológicos.

Contraindicação:

    Apesar de muita gente estar buscando a vacina para se proteger da febre amarela, a aplicação é contraindicada para gestantes, nutrizes, pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados; pessoas com febre aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; ou ainda pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defesa (de nascença ou adquiridas), assim como terapias imunossupressoras - quimioterapia e doses elevadas de corticosteróides, por exemplo; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillan Barrè, ELA, entre outras) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina; pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; pacientes portadores de HIV; e crianças menores de seis meses.

O que é a Febre Amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores, entre eles, o mosquito Aedes aegypti. Febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias, são os principais sintomas da doença que, nas formas mais graves, podem causar icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti | febre amarela
Publicidade