Febre amarela: mais uma morte suspeita de macaco em Friburgo

Animal estava às margens de estrada, em Barracão dos Mendes. Vísceras estão sob análise
sexta-feira, 02 de junho de 2017
por Dayane Emrich
O macaco encontrado morto (Foto: Facebook da Vigilância em Saúde)
O macaco encontrado morto (Foto: Facebook da Vigilância em Saúde)

Um macaco da espécie Aurita callitrix foi encontrado morto na última quinta-feira, 1º, em Nova Friburgo. O animal estava às margens de uma estrada na localidade de Barro Preto, em Barracão dos Mendes, no distrito de Campo do Coelho. A informação foi divulgada pela Secretaria de Vigilância em Saúde, que encaminhou o animal para análise em laboratório no Rio de Janeiro para saber se a morte foi causada por febre amarela.

Este é o quarto caso de morte suspeta de primatas em Nova Friburgo este ano. No último dia 24 de maio, um macaco foi encontrado morto no Sertão de Rio Bonito, no distrito de Lumiar. Em março, dois outros primatas foram encontrados mortos nas localidades de Toca da Onça e Santiago, também em Lumiar.

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, dois resultados de exames em macacos deram negativo e outros dois, contando com o que foi encontrado na última quinta-feira, continuam em análise. O governo não informou as datas previstas para a divulgação dos laudos.

Ao todo, mais de cem mil pessoas já foram imunizadas contra a febre amarela na cidade e, apesar de não haver registros da doença em humanos em Nova Friburgo, a vacinação continua em cinco postos do município. Nas segundas-feiras, no posto de Olaria, das 9h às 16h; nas quartas-feiras, no posto do Suspiro, das 9h às 16h; nas quintas-feiras, no posto de São Geraldo, das 9h às 16h; e nas sextas-feiras, nos postos do Cordoeira, das 8h às 12h, e de Conselheiro Paulino, das 13h às 17h.

    De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ao todo, 17 casos de febre amarela em humanos já foram confirmados no estado do Rio de Janeiro. Entre os municípios com casos estão Casimiro de Abreu (7), com um óbito; São Fidélis (1); São Pedro da Aldeia (1), sendo que o paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu; Porciúncula (2), com duas mortes; Maricá (1), um óbito;  Macaé (3), um óbito; Silva Jardim (1), um óbito; e Santa Maria Madalena (1), sendo um óbito.

    Já entre as localidades com registros de febre amarela em macacos estão  São Sebastião do Alto, Campos dos Goytacazes, Maricá, Carmo, Rio das Flores, Macaé, Petrópolis, Macuco e Santa Maria Madalena

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: macaco | febre amarela | saúde
Publicidade