Febre amarela: Carmo e Cantagalo estão na lista de municípios que receberão vacina

Apesar de ainda não haver casos nas cidades, governo afirma que medida faz parte de ação preventiva
quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Febre amarela: Carmo e Cantagalo estão na lista de municípios que receberão vacina

Por causa da proximidade com os municípios mineiros, Carmo e Cantagalo são algumas das cidades que receberão, nos próximos dias, doses da vacina contra febre amarela. A informação foi divulgada na última quarta-feira, 18, pela Secretaria estadual de Saúde (SES), que anunciou ainda a distribuição das doses para outros 12 municípios fluminenses.

De acordo com o governo estadual, foram solicitadas ao Ministério da Saúde um total de 250 mil doses da vacina contra a doença, que serão distribuídas pela SES às prefeituras dessas cidades, para criar uma região de bloqueio contra o vírus da doença.

Ainda de acordo com a secretaria, foi elevado o nível de vigilância nesses municípios a pacientes com os sintomas da doença. No entanto, a pasta destacou que a ação trata-se de uma medida preventiva e que não foi registrado nenhum caso de febre amarela no Estado do Rio em 2016 e 2017.

“Até o momento, não há previsão de que moradores de outras cidades sejam vacinados. Eles devem buscar a imunização em caso de viagem a áreas com transmissão comprovada da doença. É preciso procurar o posto de vacinação com pelo menos dez dias antecedência”, diz trecho da nota da SES.

Entre os municípios do Norte e Noroeste fluminense que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo que também receberão a vacina estão: Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Cantagalo, Carmo, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian, e na área norte de Campos dos Goytacazes.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por mosquitos. Entre os principais sintomas estão: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti
Publicidade