Fake news impede aumento da vacinação contra o HPV

Ministério da Saúde diz que notícias falsas divulgadas em redes sociais têm dificultado a imunização de adolescentes
quinta-feira, 14 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

As notícias falsas, chamadas fake news, têm sido um empecilho para o aumento da cobertura vacinal do HPV (Papiloma Vírus Humano), de acordo com o Ministério da Saúde. Para ampliar o número de adolescentes imunizados e esclarecer a importância da vacina, a pasta quer aproveitar o início das aulas nas escolas para conscientizar jovens e responsáveis. A recomendação é que eles estejam atentos à atualização da caderneta de vacinação.

As fake news não ocorrem apenas no Brasil. No início do mês, o Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC) vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou um comunicado alertando para o problema e afirmando que a vacina é segura e indispensável para eliminar o câncer de colo do útero.

O HPV é uma doença transmitida pelo Papiloma Vírus Humano que causa cânceres e verrugas genitais, atingindo meninos e meninas. A vacina só é administrada na adolescência, daí a importância da conscientização. “O reinício do período escolar é um momento importante para que pais e filhos fiquem atentos à atualização da caderneta de vacinação. A medida evita a ocorrência de doenças entre os adolescentes”, informou o ministério.

A pasta esclarece que os falsos rumores são um dos fatores que impedem uma maior cobertura vacinal. Outro fator é que muitos acreditam que não precisam ser imunizados. As doses da vacina contra o HPV são ofertadas pelo Ministério da Saúde, durante todo o ano, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina é voltada para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem tomar duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Em Nova Friburgo, a vacina está disponível nos postos de saúde do Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo.

Meta é imunizar 80% do público alvo

A meta do ministério é vacinar, com as duas doses, 80% dos adolescentes, tanto meninas quanto meninos. De acordo com a pasta, entre 2014 e 2018, foram vacinadas na faixa etária de 9 a 14 anos, 5,9 milhões de meninas com a segunda dose da vacina, o que representa 49,9% do público-alvo. Em relação à primeira dose, a cobertura vacinal nas meninas é de 70,3%. Já entre os meninos, a cobertura é de 20,1% do público-alvo. Em Friburgo, 2.876 doses foram aplicadas em adolescentes no ano passado.

O levantamento Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde, mostra que a infecção por HPV acomete pessoas de todas as condições sociais, sem distinção. A infecção é transmitida sexualmente ou por contato pele a pele. O levantamento aponta que a prevalência do HPV no Brasil foi de 53,6%, sendo o HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer presente em 35,2%. O estudo avaliou 7.693 pessoas sexualmente ativas entre 16 e 25 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacinação | HPV
Publicidade