Exposição de fotos antigas homenageia Alberto Braune

Mostra estará disponível até o dia 30 de junho na Ucam
terça-feira, 02 de maio de 2017
por Dayane Emrich
(Foto: Acervo Pró-Memória)
(Foto: Acervo Pró-Memória)

Friburguenses e turistas terão nos próximos dias uma ótima oportunidade para conhecer ou relembrar de um dos grandes personagens da história de Nova Friburgo. A Universidade Candido Mendes, situada na Rua Professor Freeze, 38, na Village, através da Fundação D. João VI, abre hoje, 3, a exposição “Recantos da Cidade: rumo aos 200 anos”, que neste primeiro momento homenageia o farmacêutico Alberto Braune, figura que hoje dá nome à principal avenida da cidade. A mostra poderá ser visitada até o dia 30 de junho de 2017, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h.

São muitos os espaços públicos que levam nome de personalidades marcantes na história do município, como as praças Getúlio Vargas, Dermeval Barbosa Moreira, Marcílio Dias, as avenidas Galdino do Vale Filho e Comte Bittencourt — e a Avenida Alberto Braune, com certeza, merece lugar de destaque. Projetada em 1831, quando se discutia o “Plano da Vila” para rever o traçado primitivo da colônia suíça, a avenida testemunhou a modernização do município e, ao longo de todos esses anos, vem sendo palco dos principais acontecimentos da cidade.


(Foto: Arquivo Pró-Memória)

A via, que se transforma na passarela do samba todos os anos durante o carnaval e que é cenário dos desfiles de aniversário da cidade, em 16 de maio, e das comemorações de Sete de Setembro, além de local para todos os tipos de manifestação política, já teve outras denominações: por muito tempo foi chamada de Rua do Senado e, mais tarde, de Rua General Argolo.

Somente em 7 de setembro de 1931, durante a cerimônia de inauguração da estátua em homenagem ao recém-falecido farmacêutico Alberto Braune (1864–1929), o “pai dos pobres”, o prefeito José Souza de Miranda anunciou, através do decreto nº 4, datado daquele dia, a renomeação da Rua General Argolo para Rua Alberto Braune. A nomenclatura “avenida” foi oficializada em 1984, embora já estivesse sendo adotada pela população desde a década de 1960.

Sobre Alberto Braune

Alberto Braune foi um farmacêutico friburguense conhecido pela dedicação com a qual cuidava da população, principalmente daqueles que não tinham recursos para arcar com os custos de consultas médicas e remédios. Seu consultório, junto à Pharmacia Braune, ficava no número 29 da avenida que hoje leva seu nome. Durante certo tempo chegou a ocupar o cargo de delegado no município.

Por tamanha benevolência para com os mais necessitatos, Alberto Braune era idolatrado pelas famílias friburguenses e ganhou o título de “Pai dos pobres” muito antes de Getúlio Vargas ser chamado como tal.


(Foto: Regina Lo Bianco)

Sobre a mostra

Vale destacar ainda que a mostra “Recantos da cidade” é uma exposição itinerante que reúne fotos antigas do Acervo do Arquivo Pró-Memória e atuais da fotógrafa Regina Lo Bianco. A exibição pretende contribuir para as celebrações do aniversário de 200 anos de Nova Friburgo.

A Fundação D. João VI é uma instituição pública municipal que promove e incentiva a pesquisa no âmbito da História de Nova Friburgo e regiões vizinhas de interesse, através do resgate e da preservação da memória regional e da produção de conteúdo teórico. Está localizada na Praça Getúlio Vargas, 71, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.


(Foto: Regina Lo Bianco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: História de Nova Friburgo | Avenida Alberto Braune | Ucam
Publicidade