Ex-prefeito de Gramado mostrará como fazer do turismo a principal fonte de renda

Pedro Bertolucci explicará como transformou o município da serra gaúcha no terceiro destino turístico do Brasil
quarta-feira, 15 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O município de Gramado, na serra gaúcha, é semelhante a Nova Friburgo. Suas montanhas imponentes, cercadas de muito verde, seduzem visitantes ávidos por tranquilidade, boa gastronomia e lazer. Só que entre Gramado e os municípios da Região Serrana fluminense há uma diferença: Gramado é considerado hoje o terceiro destino turístico mais desejado do Brasil, é o oitavo do país a receber eventos internacionais, o sétimo na preferência do empresariado gaúcho para realização de investimentos e está entre os dez municípios que oferecem melhor atendimento de saúde do país — sem contar o título de destino turístico mais seguro do Brasil. Tantas qualidades são atribuídas ao ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci, que conseguiu todas essas conquistas durante seus quatro mandatos.

Bertolucci agora percorre o país dividindo com demais municípios um pouco de sua experiência em transformar Gramado em referência turística (atualmente 90% da economia do município gaúcho giram em torno do turismo). No próximo dia 28, uma terça-feira, às 20h, ele estará em Nova Friburgo para o seminário de turismo promovido pelo Rotary Club Imperador, no teatro do Country Clube, “O Brasil que dá certo”. Ele explicará, a autoridades e empresários do setor, alternativas para alavancar o turismo na Suíça Brasileira no pós-tragédia, aproveitando o que Nova Friburgo tem de melhor: sua natureza, seu clima e sua estrutura. Para participar do seminário é preciso se inscrever gratuitamente no Centro de Turismo (Praça Dermeval Barbosa Moreira), no Sebrae (Rua Fernando Bizzotto 72, Centro) ou no site www.rotaryclubimperador.org. As vagas são limitadas.

O presidente do Rotary Imperador, Henrique Cordeiro, adianta que Bertolucci — que também foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Gramado em dois mandatos — criou o badalado Festival de Cinema de Gramado e eventos de forte apelo turístico, como o Natal Luz e a Festa da Colônia. Graduado em administração de empresas pela Universidade de Caxias do Sul, Bertolucci apoiou a criação de eventos promovidos pela iniciativa privada de Gramado, como o Chocofest, Feira de Móveis e ainda o Festival de Turismo. Só na sua última gestão foram realizados mais de 300 eventos de cunho turístico, sem contar a construção da Rua Coberta, espaço destinado a eventos de grande porte, como feiras e shows artísticos.

Todas essas realizações renderam a Bertolucci, de 65 anos, o título de Prefeito Empreendedor Nacional, em 2008, e a Prefeitura de Gramado, a honra de ser a primeira — e até agora única — do Brasil a receber a certificação ISO 9001. Os profissionais de turismo de Gramado constatam que o êxito do município no setor, além das belezas naturais do município, se devem ainda à visão empresarial implementada por Bertolucci, que levou Gramado a tornar-se referência nacional em gestão pública, o que rendeu à Prefeitura o prêmio Top de Marketing ADVB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gramado | Turismo
Publicidade