Ex-alunos retomam desfile do Anchieta neste 7 de setembro

Ideia é aproveitar a presença de centenas que virão a Nova Friburgo para os encontros de turmas marcados nos dias 8 e 9
terça-feira, 29 de agosto de 2017
por Adriana Oliveira
O ensaio dos ex-alunos que retomam uma das tradições do colégio (Foto: Divulgação)
O ensaio dos ex-alunos que retomam uma das tradições do colégio (Foto: Divulgação)

Nove anos depois, um grupo de ex-alunos do Colégio Anchieta resolveu retomar os ensaios da banda marcial. O objetivo é reapresentar o colégio, em grande estilo como nos velhos tempos, no desfile cívico-militar de Sete de Setembro, na Avenida Alberto Braune.

Um dos idealizadores do projeto, o ex-aluno Orlando Mielle conta que, em 1994, ocorreu um movimento de ex-alunos de vários colégios que vivenciaram a cultura das bandas marciais. Assim, naquele ano, o Anchieta fez seu primeiro desfile como banda de ex-alunos.

“Em 1996 fizemos, sem dúvida, nosso melhor desfile, na comemoração dos 110 anos do colégio. Centenas de ex-alunos de diversas gerações desfilaram. Continuamos até 2008, quando interrompemos nossa atividade. Após todo esse tempo, e com a aproximação da festa do bicentenário, resolvemos retornar com força total, contactando todos os que participaram desse movimento e convidando também aqueles que nunca participaram a fazer parte desse grupo”, conta Orlando.

O mascote da banda é o mesmo picapau criado por alunos no fim da década de 60.

“Queremos repetir o desfile memorável de 1996 no ano que vem, no bicentenário. Mas já para este 7 de setembro de 2017 convidamos a todos a desfilar conosco”, diz ele.

A ideia é aproveitar a presença de centenas de ex-alunos que virão a Nova Friburgo para os encontros dos dias 8 e 9.

Quem quiser desfilar, basta comparecer à concentração da parada, na Rua Duque de Caxias, com camisa branca e calça jeans, às 9h30 do próximo dia 7. Os participantes ganharão adesivos para colar sobre a camisa.

Encontros e história

O Anchieta terá duas confraternizações de ex-alunos no feriadão de Independência. Na sexta-feira, 8, são esperados cerca de 300 amigos, de turmas que se formaram ali entre 1978 e 1990. No sábado, 9, será a vez do encontro de anchietanos que em 1967 cursavam o primeiro ano do antigo Ginásio e, em 1973, concluíam o terceiro ano do extinto Científico.

Fundado por padres jesuítas, o Colégio Anchieta fez 131 anos em 12 de abril deste ano. Lá estudaram Carlos Drummond de Andrade, Sobral Pinto e Amaral Peixoto. No terceiro andar do prédio, o Corredor Histórico, inaugurado no ano passado e aberto à visitação, abriga a Biblioteca de Filosofia, com livros antigos e raros; uma exposição de documentos da vida escolar de alunos ilustres como o escritor Carlos Drummond de Andrade; uma Sala de Aula Retrô, com carteiras antigas de madeira; e uma Sala de Música que reúne, além de instrumentos, um grande acervo de discos de vinil. A Capela Mater Pietatis é outro ambiente do Corredor Histórico. Há ainda a Sala Nobre de Reuniões, toda em madeira, e o quarto do Padre Luiz Yabar, que foi reitor de vários colégios jesuítas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: anchieta | Educação | escola
Publicidade