Ex-alunos da AECNF promovem encontro

O ponto alto promete ser a festa do reencontro, a partir das 13h, no Cônego, constando de churrascada, feijoada, música e muita animação
sábado, 14 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O encontro promete repetir o sucesso dos anos anteriores e ser marcado pelo clima de alegria e recordações
O encontro promete repetir o sucesso dos anos anteriores e ser marcado pelo clima de alegria e recordações

Neste fim de semana, acontece mais uma confraternização de ex-alunos da extinta Associação Educacional e Cultural de Nova Friburgo (AECNF), fundada há 40 anos nas dependências do antigo Colégio Cêfel. Em sua quarta edição, o encontro promete repetir o sucesso dos anos anteriores e ser marcado pelo clima de alegria e recordações do colégio, cuja proposta de ensino era inovadora para a época. 

O encontro começou sexta, 13, com uma roda de viola na Pizzaria Papillon (Rua Oliveira Botelho, Centro). Neste sábado, 14, a partir das 8h30, está programado um café na Superpão (Praça Marcílio Dias, Paissandu), seguido de visita ao antigo Colégio Cêfel. O ponto alto promete ser a festa do reencontro, a partir das 13h, no Cônego, constando de churrascada, feijoada, música e muita animação.

Vale destacar que a confraternização irá reunir ex-alunos de várias partes do Brasil e do mundo e irá comemorar também o aniversário do professor Heraldo Sousa Mesquita, que era o diretor-geral da instituição e lecionava geografia. Atualmente radicado em Niterói, ele completou 72 anos no último dia 8 e virá especialmente para o evento, onde receberá o abraço dos ex-alunos que muito o admiram. Mais informações pelo telefone (22) 98818-2213 (Henrique Cabral).

Homenagem de um ex-aluno à dedicação do professor Heraldo, o Sousinha

 “Era uma vez... E a história sempre recomeça... Esta manhã quando abri a janela, tive a impressão de que o dia estava à minha espera. O coração quase me saiu pela boca de tanta emoção em poder estar presente para dedicar estas linhas a pessoas e contar histórias que emocionam minha alma e me fazem vibrar. A felicidade é o único bem que se multiplica ao ser  dividido. Começo, então, a divagar sobre o significado da instituição chamada de Associação Educacional e Cultural de Nova Friburgo(AECNF), meus dedos tomam a forma de pena de tinteiro, e começo a discorrer parte da história de Heraldo Mesquita de Sousa, professor, sonhador e realizador do projeto de ensino que unificou a todos nós. 

Voltemos ao ano de 1961, quando aquele embarcou no trem que partiu de Bom Jardim em direção ao futuro que se chamava Universidade Federal Fluminense (UFF), onde após anos de dedicação, no auditório do Teatro Municipal de Niterói, receberia o diploma do curso de Geografia. Iniciava-se, então, a jornada que o levou a empreender de forma inusitada o que havia assimilado no meio acadêmico, colocando em prática o novo método de ensinar com o coração, através da dedicação, esforço e abnegação. Isto tudo me reporta às suas próprias palavras, guardadas em minha memória, quando contou que lecionou e participou das implementações educacionais do Colégio Nova Friburgo, da Fundação Getúlio Vargas, Colégio Nossa Senhora das Dores, Colégio Nossa Senhora das Mercês, Liceu Nilo Peçanha, Centro Educacional de Niterói e, principalmente, da Associação Educacional e Cultural de Nova Friburgo (AECNF), buscando um projeto de vida que o levou a criar e colocar em prática o sonho de educar de forma abrangente e permissiva, na confiança que depositou em seus alunos, tornando assim o seu sonho possível.

Conforme citação de Paulo Coelho, “o mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos.” Assim fez o Mestre Heraldo — sempre acompanhado de sua mulher Maria Odete, seus filhos Glauco, Daniel, Angélica e Patrícia e hoje seguido de perto por seus netos Jean Peter, Nickolas Peter e Lara — quando modificou de forma nunca antes imaginada o método de ensino que se baseava na pioneira premissa “Liberdade com Responsabilidade”. Este foi o lema que desmistificou o método tradicional empregado pelas outras instituições de ensino da cidade, e inspirou a criação da  AECNF, com muros pintados, festivais de canção, viagens culturais nacionais e internacionais, festas juninas... .Tudo isso acompanhado por um corpo de professores de uma capacidade excepcional, que fizeram a diferença e contribuíram para a formação do caráter das pessoas ali inseridas. Como bem disse o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, “Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo”, pensamento que cabe como uma luva à trajetória de Mestre Sousa, que transformou o ensino tradicional, colocando a alma como combustível.

Hoje, na plenitude de nossa felicidade, completam-se 40 anos da Turma de 1976, formada dentro deste inovador projeto de ensino, implementado pelo professor Heraldo, que conduziu com maestria todos os ex-alunos aos diversos rincões da intelectualidade, afortunando-os com o conhecimento, tornando-os pessoas capazes de lidar, competentemente, com os obstáculos da vida. Foi com esta essência magnífica, engrandecida pela amizade, carisma, respeito e dedicação que nos trouxe a mais um encontro anual, agora para comemorar o quadragésimo aniversário. Ao olhar para trás este grupo que hoje festeja em alegria, recordo-me que ali começava a se delinear um relacionamento em torno do aprender, cantar, libertar, amar e até sofrer, pois, naquele instante marcado pelo destino, despediram-se em busca de novos horizontes, carregando na bagagem os ensinamentos recebidos para poderem enfrentar, cada qual com sua escolha a formação profissional . 

Hoje e nos três anos passados, os mesmos amigos retornam para formar esse grandioso grupo de ex-alunos, por iniciativa de um dos colegas que nos encontrou através da internet nos reintegrando mais uma vez para o brinde de aniversário! Esta união do grupo traz sentimentos vindos de suas raízes para comemorar com alegria, descontração, confraternização e amor! Que a confiança se mantenha entre os pares como esteio de amizade! Felizes aqueles que participam da nossa história! Feliz 40 anos, AECNF!”

Max Antonio Meinig 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: AECNF
Publicidade