Evento em Cachoeiras de Macacu incentiva vacinação contra aftosa

Secretário de Agricultura Christino Áureo participa da vacinação de bovinos no Sindicato Rural para incentivar a imunização
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, participa nesta sexta-feira, 14, às 10h, de evento de divulgação da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Cachoeiras de Macacu. Realizado no Sindicato Rural do município, o ato tem como objetivo ressaltar a importância da imunização, iniciada em todo o estado no dia 1º de novembro. Na ocasião estarão presentes representantes do Ministério da Agricultura, autoridades municipais, pecuaristas e representantes de entidades ligadas ao setor.

A segunda etapa da vacinação vai até o dia de 30.

O estado do Rio é considerado Área Livre de Febre Aftosa, com vacinação, sem a ocorrência da doença há 11 anos. Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, essa conquista tem ajudado o território fluminense a se firmar no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, especialmente na produção de material genético. “Esse é o resultado de um trabalho em conjunto, que envolve os governos federal, através do Ministério da Agricultura, estadual e municipal, associações, cooperativas de produtores e a iniciativa privada. Nessa campanha a meta é imunizar cem por cento do rebanho bovino no Rio de Janeiro e o produtor tem um papel fundamental no alcance deste resultado”, ressalta o secretário.

Anteriormente a imunização contra aftosa ocorria nos meses de março e setembro, mas, com a unificação das datas em praticamente todo o Brasil, passou a acontecer em novembro e maio. Após a vacinação o produtor deve comparecer ao Núcleo de Defesa Agropecuária de sua região e comprovar a imunização de seus animais, entregando a Declaração de Vacinação. O formulário é gratuito e pode ser obtido nos núcleos ou lojas credenciadas para a venda de vacinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Christino Aureo
Publicidade