Banda Euterpe faz 157 anos hoje

Mas como é quarta-feira de Cinzas, celebração foi adiada para março
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A Euterpe se apresenta (Arquivo AVS)
A Euterpe se apresenta (Arquivo AVS)

A banda sinfônica Euterpe Friburguense completa 157 anos hoje, mas pelo fato deste dia ser quarta-feira de Cinzas, a celebração foi adiada para março. No dia 5, a banda dará posse à diretoria, em cerimônia em sede, na Avenida Euterpe Friburguense, 53, Centro. José Nilson da Silva foi reeleito para comandar a agremiação sesquicentenária no biênio 2020-2021. Em 5 de março comemora-se o  Dia Nacional da Música Clássica, uma homenagem ao nascimento do maestro, compositor, arranjador e multi-instrumentista carioca Heitor Villa-Lobos, nascido em 1887 e falecido a 17 de novembro de 1959.

Villa-Lobos é um dos maiores nomes da música erudita brasileira e entrou para a história de Nova Friburgo ao vir à cidade serrana visitar a tia paterna Zizinha. Em 29 de janeiro de 1915, fez um recital de estreia de algumas composições autorais no antigo Theatro Dona Eugênia, onde hoje é o edifício Gustavo Lira, na Rua Augusto Spinelli.

O dia 26 de fevereiro, data de fundação da banda Euterpe, também é o Dia da Cultura Friburguense, instituído pela lei municipal 3.244, de 19 de março de 2003, de autoria do então vereador Jorge de Carvalho.

Concerto de aniversário

Já no dia 29 de março, um domingo, às 11h, A Euterpe fará um concerto especial para celebrar seu 157º ano no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro. Este será o primeiro concerto da banda este ano e terá a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, que vem ensaiando o grupo desde o último dia 5. Além da apresentação musical, o evento contará com uma série de homenagens a personalidades e instituições friburguenses.

 

 

LEIA MAIS

Um dos mais belos samba da música popular brasileira

Na quarta haverá o Concerto da Independência no Country Clube

Os dois chegaram cedo ao Rock in Rio e conseguiram ficar bem perto do palco

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra