Estudante de Friburgo é eleita para o Parlamento Juvenil

No estado, 97 alunos da rede estadual foram escolhidos para representar municípios na Alerj
sexta-feira, 30 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O Palácio Tiradentes, sede da Alerj (Foto: Arquivo AVS)
O Palácio Tiradentes, sede da Alerj (Foto: Arquivo AVS)

A Secretaria estadual de Educação divulgou na última semana a listagem de estudantes eleitos para a composição do novo Parlamento Juvenil na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Noventa e sete alunos da rede estadual foram escolhidos para representar os municípios fluminenses. Esta, inclusive, é a primeira vez que o projeto elege jovens de todas as cidades do estado.

A estudante Leorrane Pereira da Costa, aluna do Colégio Estadual Augusto Spinelli, foi a escolhida em Nova Friburgo para integrar o parlamento. As eleições deste ano aconteceram em dois turnos. Os candidatos organizaram debates, discutiram propostas e foram escolhidos pelos próprios colegas de escola, por votação direta. O processo eleitoral foi realizado pela internet para dar mais transparência e agilidade na apuração.

Agora eleitos, além de representarem suas cidades, os 97 estudantes terão a oportunidade de vivenciar o ambiente político na Alerj, durante uma semana, em novembro. Neste período, eles visitarão projetos sociais, realizarão cursos de oratória e comunicação, participarão de programações culturais, além de apresentar projetos de lei, debater e propor melhorias em políticas públicas. As propostas serão votadas e as seis aprovadas poderão virar lei no Estado.  

Em sua 11ª edição, o Parlamento Juvenil, um projeto da Alerj, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O projeto visa aproximar os participantes do parlamento fluminense, ampliar a consciência política e formar novas lideranças. A lista com o nome de todos os estudantes eleitos pode ser conferida no site www.rj.gov.br/seeduc.  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ALERJ | câmara
Publicidade