A estiagem está aí: é hora de economizar água

Confira dicas da Águas de Nova Friburgo
quarta-feira, 02 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A grande imprensa está mostrando a toda hora os reservatórios de água minguando a cada dia. A pouca incidência de chuva no verão passado e o atual período de estiagem reduziram a vazão dos mananciais a menos de dois por cento. Os governos estaduais têm se desdobrado para manter o abastecimento das cidades Brasil afora. Estamos passando pela maior crise hídrica da história.

Embora a concessionária Águas de Nova Friburgo ainda garanta a normalidade do abastecimento na cidade, a persistir a atual situação o precioso líquido poderá faltar nas torneiras. Para evitar situações dramáticas como as vividas principalmente nas metrópoles é necessário mudar hábitos e tomar algumas medidas desde já. Afinal, nunca é tarde para aprender a poupar água.

Confira abaixo algumas dicas

No registro
Quem mora em casa ou já possui hidrômetro individual em condomínio deve fazer ao menos uma vez a cada 15 dias o teste do hidrômetro. Certifique-se de que ninguém está gastando água e olhe o aparelho. A medida é fundamental para descobrir se há vazamentos;

No chuveiro
Evite tomar banhos muito demorados: a cada minuto no boxe esvaem-se seis litros de água. Cinco minutos debaixo do chuveiro, ou 30 litros, são mais que suficientes.

No banheiro
Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, porque, além de gastar mais água, os objetos despejados ainda podem causar entupimentos na rede;
Procure manter o mecanismo de descarga sempre bem regulado para evitar o desperdício de água. Verifique tanto o tampão do ralo, que quando muito velho frequentemente deixa água escapar, quanto a boia que cessa o enchimento. Modelos mais novos a dispensam;
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma única pessoa pode economizar 1,9 milhão de litros de água ao longo da vida se corrigir esse hábito — e um casal consciente na pia do banheiro consegue, nesse tempo, poupar o equivalente a três piscinas semiolímpicas;
Ao fechar a torneira certifique-se de que ela não ficou pingando. Ao longo de um ano esse pinga-pinga desperdiça, pelo menos, 16 mil litros de água tratada.

Na cozinha
Feche a torneira enquanto estiver ensaboando a louça. Uma forma também de economizar é colocar água com detergente até a metade da pia e deixar a louça e os talheres de molho durante um tempo. Depois de ensaboar, encha a pia com água limpa e enxágue tudo de uma vez;
Nem pense em despejar óleo de cozinha na pia: 300ml, quantia mais que suficiente para fritar bolinhos ou batatas, são capazes de inutilizar até cinco mil litros de água — além de causar mau cheiro.

Lavando roupas
Deixe acumular roupa para lavar de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela for ficar cheia;
Esqueça o ciclo longo. A maioria das máquinas hoje permite que você programe para apenas um re-enxágue após a retirada do sabão e antes da centrifugação. Produtos também estão se adaptando a lavagens mais rápidas;
No tanque mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas. Aproveite a água que usou para ensaboar as roupas para lavar o quintal.

Com o carro
Para lavar o carro faça a opção de usar balde e pano, evitando o uso de mangueira. Isso deve ser feito sempre, principalmente durante o período de estiagem.

Na calçada
Na hora de limpar a calçada da casa deve usar vassoura e balde com água. ‘Varrer’ o passeio com a mangueira só traz mais desperdício: em 15 minutos o gasto chega a 280 litros de água.

No jardim
Para regar as plantas é preferível usar um balde de água ou mesmo o velho regador;
Em gramados muito extensos deve-se utilizar o ‘esguicho-revólver’, que permite cortar o fluxo da torneira, bem mais econômico do que a mangueira de borracha tradicional.

Na piscina
Sempre que a piscina não estiver sendo utilizada ponha uma cobertura, como a de lona. A perda por evaporação diminui 90%. Em uma piscina de tamanho médio dá para ganhar 3.785 litros de água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: estiagem | Seca | economia | dicas | água | Águas de Nova Friburgo
Publicidade