Estação do Inmet em Friburgo registra menor temperatura do ano

Sensação térmica ficou abaixo de zero. Tempo começa a esquentar nos próximos dias
quarta-feira, 10 de julho de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O Vale dos Deuses coberto de gelo na manhã desta terça (Foto do leitor Felipe Silveira)
O Vale dos Deuses coberto de gelo na manhã desta terça (Foto do leitor Felipe Silveira)

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada em Salinas, no distrito de Campo do Coelho, zona rural de Nova Friburgo, registrou nesta terça-feira, 9, a temperatura mais baixa do ano na região, oficialmente. A mínima foi de 1,3 graus por volta das 6h. A sensação térmica ficou abaixo de zero. 

O Vale dos Deuses, no Parque Estadual dos Três Picos, amanheceu coberto de geada, como mostra foto de Felipe Silveira que circulou nas redes sociais. Moradores da região confirmaram que há muitos anos isso não acontecia.

Localizada no Instituto Bélgica - Nova Friburgo (Ibelga), em Baixada de Salinas, a estação é única do Inmet no município. Ela está instalada em uma das regiões mais frias de Friburgo, no Parque Estadual dos Três Picos. Devido à baixa temperatura, geou na região. Plantações ficaram cobertas por uma fina camada de gelo.

No último domingo, 7, o termômetro digital da Avenida Alberto Braune, no Centro, marcou zero grau, mas a informação não foi confirmada pelo órgãos oficiais de meteorologia. A empresa que cuida da manutenção do equipamento afirma que ele não é manipulado e reflete a temperatura no raio em que está localizado, mas está sujeito a variantes como o sereno.

Massa polar começa a se dissipar

A grande massa de ar frio de origem polar que derrubou as temperaturas, sobretudo, nas regiões Sul e Sudeste do país neste primeiro fim de semana de julho começou a perder força nesta terça-feira, 9, segundo os números da meteorologia. A sensação de frio, porém, ainda deve custar a passar. 

Nos próximos dias, as temperaturas máximas tendem a ter uma ligeira elevação. Segundo o Inmet, nesta quarta-feira, 10, a previsão mínima é de 8 graus e a máxima de 17. De quinta a sexta-feira, as temperaturas devem variar entre 10 a 21 graus. No sábado, 13, esquenta: mínima de 13 e máxima de 24 graus. Não há previsão de chuva.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima | Turismo
Publicidade