Estação de tratamento de água é inaugurada em Lumiar

Localizada na estrada da Pedra Riscada, nova ETA vai atender cerca de três mil habitantes
terça-feira, 01 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Frank Rocha)
(Foto: Frank Rocha)

Uma nova estação de tratamento de água (ETA) foi inaugurada no último sábado, 27, em Lumiar. Batizada de Santa Margarida --- nome do córrego do qual a água da estação é captada ---, a ETA fica localizada na estrada da Pedra Riscada e irá atender cerca de três mil habitantes.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o diretor de operações do Grupo Águas do Brasil, Alexandre Bianchini, e o prefeito Rogério Cabral, que descerraram a placa de inauguração da estação. Para Bianchini, que hoje acumula o cargo de superintendente da Águas de Nova Friburgo, este foi mais um desafio vencido em sete anos de trabalho na cidade. “Investimos cerca de 150 milhões de reais em Nova Friburgo com a manutenção e implantação de estações de tratamento de água e estações de tratamento de esgoto. Desafios vencidos graças também à excelente parceria que temos com a PMNF”, disse Alexandre Bianchini após visitar a ETA acompanhado do prefeito e sua equipe, da gerente de operações da concessionária, Danielle Moreira, do gerente comercial Diogo Câmara e do coordenador de operação de água, Ruan Azevedo.

O prefeito Rogério Cabral, o subsecretário de Comunicação Social, Bruno Mayer, o presidente da Associação dos Moradores de Lumiar, Adriano da Silva, o diretor da Associação, Juber Lima, e o morador José Waldir da Costa ouviram atentamente as explicações sobre o funcionamento da ETA.

“A ETA compacta está operando desde o carnaval e já enfrentou a chuva que caiu no feriado. Anteriormente, quando chovia forte, havia interrupções no sistema de abastecimento devido ao aumento do nível da turbidez da água, o que dificultava o tratamento. Agora, o problema foi solucionado”, frisou a engenheira Danielle Moreira, informando ainda que a vazão média da ETA Santa Margarida é de 10 litros por segundo.

“Hoje, eu digo que é uma vitória para a Águas de Nova Friburgo, é uma vitória para a Associação dos Moradores e para a população. Tudo está sendo feito com segurança, pensando no meio ambiente, nenhum resíduo vai ser devolvido ao córrego. É uma responsabilidade muito grande da empresa, principalmente nesta região de muitos turistas. Nós cobramos muita da concessionária e ela está fazendo a sua parte”, afirmou o prefeito.

“Queremos agradecer ao prefeito e à concessionária. Neste carnaval choveu e não faltou água pra gente. Tudo o que sonhamos para Lumiar está acontecendo hoje”, disse o presidente da Associação dos Moradores de Lumiar.

O superintendente da concessionária disse ainda que já foi adquirida uma estação de tratamento de água idêntica, para o distrito de São Pedro da Serra. A previsão é de que em outubro deste ano ela seja inaugurada.

Foto da galeria
Descerramento da placa (Foto: Frank Rocha)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | Abastecimento | Águas de Nova Friburgo
Publicidade