Esquentando a economia

segunda-feira, 13 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Regina Lo Bianco)
(Foto: Regina Lo Bianco)

OS EVENTOS que ocupam os espaços da cidade traduzem na prática um efervescente tempo de turismo típico de Nova Friburgo nesta época do ano. As festas juninas, festivais gastronômicos e a simples “curtição” do frio dão o tom da temporada, atraindo muitos turistas em busca de um bom programa, num ambiente familiar sem gastos excessivos e sem violência. Isto foi observado muito intensamente no último fim de semana, quando foram registradas baixas temperaturas.

AS PROMOÇÕES unem uma legião de fãs e admiradores e a cada ano os eventos se consolidam como uma das melhores oportunidades de lazer e entretenimento do interior fluminense. E Nova Friburgo se beneficia tanto na divulgação da imagem do município quanto pelas expectativas comerciais

A REDE hoteleira recebe de imediato os reflexos das promoções, que trazem turistas à cidade, hospedando-se ou no centro ou nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Para este ano a expectativa não é diferente, devido à procura cada vez maior de turistas e à qualidade dos eventos que ora são realizados.

MUITAS cidades como Nova Friburgo, embora de colonização estrangeira, não possuem encantos capazes de mobilizar grandes multidões, porém, apresentam atividade turística intensa ao longo de todo o ano, motivada pelo turismo de negócios, a proximidade do Rio e também os seus atrativos naturais. Uma política de valorização de turismo, portanto, é bem-vinda e pode render bons negócios ao setor.

FRIBURGO tem colhido ao longo dos tempos bons frutos da época mais fria do ano, traduzindo a expectativa de hoteleiros e comerciantes da cidade com relação a esta temporada. O turismo pode ser novamente beneficiado e é esperado um aumento no volume de negócios em relação ao ano passado. O turismo interno no país promete uma atividade intensa este ano, beneficiado pela crise financeira mundial e o fomento a atividades internas.

GRANDE aliada do turismo, a promoção de eventos garante a presença de milhares de pessoas à cidade, estimuladas com atrativos que agradam de crianças a adultos, das artes aos negócios, injetando um volume maior de dinheiro no município. A fórmula da atratividade não é diferente das praticadas pelo resto do mundo turístico. Além das belezas naturais, Nova Friburgo está oferecendo um amplo leque de atrativos.

A SOCIEDADE conscientiza-se cada vez mais da importância da atividade turística na economia e, por conseguinte, na melhoria da qualidade de vida de grande parte da nossa população. O turismo é um investimento coletivo, presente cada vez mais na vida friburguense, quer no comércio, indústria, no entretenimento, e mesmo na saúde e na educação. Uma parcela significativa da população ganha com ele. Nova Friburgo ganha com o turismo e ganha mais ainda com a cultura.

IGUALMENTE o governo municipal não deve dar as costas para o setor. Fonte de emprego e renda no município, o turismo ganha espaço cada vez maior na economia e ainda pode crescer, desde que a parceria com o setor privado possa ser estabelecida e mantida por longo período. Sozinho, nem o setor privado nem o governo conseguirão obter o resultado esperado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: inverno | temperatura
Publicidade