Esperança para a criança

terça-feira, 26 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra

AO LONGO dos anos, a Prefeitura de Nova Friburgo manteve um calendário de inaugurações de creches, mantendo o compromisso de dar oportunidade para que crianças de 4 meses a 3 anos obtenham uma atenção dedicada que em muitos lares infelizmente não ganhariam.  Os candidatos também se aproveitam do grande projeto social e tratam de incluí-las em seus programas de governo.

TRATADAS como um misto de promoção social e educação, as creches têm servido de indispensável apoio às mães carentes, seja para sua inserção no mercado de trabalho, seja pelo simples fato de terem nestes estabelecimentos a garantia de que seus filhos não passam necessidades.

A DEFESA DO aumento de creches não é privilégio tão somente de Nova Friburgo e de seus candidatos, e sim de todo o país. Parlamentares admitem o déficit e propõem vias de saná-lo através de incentivos para que as empresas construam creches para os filhos dos funcionários, e obtenção de recursos do Banco Mundial em parceria com a iniciativa privada para a construção de mais escolas, além de acabar com o turno de quatro horas.

O AUMENTO do número de creches deve ser avaliado à luz de fatores já consagrados, para que não haja o desvirtuamento de suas funções. Dentre elas, o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho; a modificação na organização e estrutura familiar e os avanços sobre a educação infantil. 

ALÉM DISSO, e não menos importante, a Constituição inclui a educação infantil no sistema educacional legitimando-a como direito da criança e dever do estado. O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, reformou a legislação sobre a educação de zero a seis anos, impulsionando o crescimento das creches mantidas pelo poder público.

MANTER O crescimento das creches no município significará um novo desafio para o futuro governante. Além de cumprir a Constituição, este deverá manter perfeita sintonia com a sociedade, principalmente com os mais carentes, que dependem daquele serviço de grande valia. O desafio pode ser grande, porém a recompensa será maior.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade