Escola de Rio Bonito de Cima pode ser reaberta no próximo semestre

Após mobilização, Secretaria de Educação vai avaliar pedido de moradores
segunda-feira, 17 de abril de 2017
por Alerrandre Barros
Foto de capa

Mais de 80 moradores e sitiantes de Rio Bonito de Cima, no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, pediram no último sábado, 15, ao subsecretário municipal de Educação, Igor Pinto, e ao presidente da comissão de Educação da Câmara de Municipal, Norival Espíndola (PT), a reabertura da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth, durante um encontro na localidade. Tudo indica que o colégio deve voltar a funcionar no próximo semestre. 

“A reunião foi muito proveitosa. A Comissão de Educação vai apoiar o pleito dos moradores, e acreditamos que até o próximo semestre a escola será reaberta”, disse Espíndola. Também participaram do encontro o vereador Aylter Maguila (PMDB) e um assessor do vereador Naim Pedro (Dem). A VOZ DA SERRA tentou falar com a secretaria municipal de Educação nesta segunda-feira, 17, mas não obteve contato. 

Na próxima quinta-feira, 20, representantes dos moradores vão entregar um abaixo-assinado, junto com a moção de apoio da Comissão de Educação, ao Conselho Municipal de Educação. Os documentos serão encaminhados para o prefeito Renato Bravo. Segundo a idealizadora do movimento pela escola, chamado SOS Rio Bonito, Delphine Könz, disse nesta segunda-feira, 17, que mais de 350 assinaturas foram colhidas em favor da reabertura da escola. 

“Eu fiz um abaixo-assinado virtual, mas há pelo menos 10 dias um abaixo-assinado, por escrito, circula pela comunidade e também por outras regiões, como Galdinópolis. Acredito que mais de 500 assinaturas serão colhidas até o dia da reunião”, estima a médica veterinária e sitiante.   

Como A VOZ DA SERRA mostrou no último fim de semana, a Nossa Senhora de Nazareth foi fechada para reformas em 2015 e os alunos foram transferidos para a Escola Municipal Professora Alair Campos Ouverney, na localidade conhecida como Cabeceira, um local isolado, sem telefone e internet, cujo acesso se dá por uma estrada em péssimas condições. 

Delphine produziu um vídeo que mostra o estado da estreita estrada por onde os estudantes passam, nas vans escolares, para chegar à Alair Campos Ouverney. Em seis quilômetros, há buracos, lama e curvas sinuosas que põem em risco os estudantes em períodos de chuva. O vídeo também mostra imagens externas do colégio, numa área em meio a mata, distante cerca de 20 quilômetros da próxima via asfaltada. 

Cerca de 35 alunos do pré-escolar e do ensino fundamental estudam na Alair Ouverney. Em torno de 29 estudantes são do centro de Rio Bonito e os demais moram em outras localidades. Havia quatro escolas na região. Hoje, só há uma em funcionamento. No início deste mês, parte dos alunos, pais e mães realizaram um ato, em frente à antiga escola, pedindo a reabertura do espaço, depois de procurar a secretaria de Educação várias vezes, desde que a Nossa Senhora de Nazareth foi fechada para a reforma que nunca foi entregue. A escola fica próxima do posto de saúde, tem telefone, internet, portanto oferece uma estrutura melhor de educação e segurança. 

LEIA MAIS

Tabalhadores de todo o país paralisam atividades contra as reformas da previdência e trabalhista

Escola Municipal Nossa Senhora de Nazareth, em Lumiar, foi fechada há quase dois anos para reformas

Notícia foi dada pela própria secretária, em reunião com vereadores na noite de quarta-feira

Publicidade
Agora Faz
URL da notícia: