Endureco testa resistência e organização em meio à natureza de Nova Friburgo

Evento será no próximo domingo e deverá reunir dezenas de apaixonados por corridas, caminhadas e natureza
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Competição reúne dezenas de amantes do montanhismo e da caminhada
Competição reúne dezenas de amantes do montanhismo e da caminhada

Equilíbrio, resistência e organização. Os três fatores serão primordiais para um bom desempenho em mais uma edição do Endureco de Nova Friburgo. O evento acontece no próximo domingo, 27, e deverá reunir dezenas de apaixonados por corridas, caminhadas e natureza. Tudo dentro do contexto único proporcionado pelas belezas naturais do município friburguense. A largada acontece às 8h, no distrito de Amparo.

No desafio do Enduro a pé, o percurso pré-determinado prioriza elementos como organização e resistência física para superar obstáculos em estradas, trilhas, riachos e montanhas. O objetivo é alcançar o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido, onde não resolve ser o mais veloz entre os competidores. A organização fornece velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, e desta forma a equipe pode calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.   

“É um esporte que concilia diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico e do conhecimento técnico”, destacam os organizadores.
A expectativa é que cerca de 150 pessoas participem do rally de regularidade este ano. As equipes pré-montadas, de duas a seis pessoas a partir de 16 anos de idade, terão o auxílio de uma planilha de navegação e uma bússola. Ao todo, serão percorridos aproximadamente 15 km de trilhas em meio a obstáculos naturais, previamente balizados e mapeados pela equipe organizadora do evento.

Nos cinco PCs (Postos de Controle), que estarão ao longo do percurso, são feitos os controles e monitoramento de cada equipe. Quem erra menos e mantém velocidade constante possui mais chances de sair vitorioso. Passar atrasado ou adiantado nos PC’s representa acúmulo de penalizações. Ou seja: vence a competição a equipe que concluir todo o percurso com a pontuação mais próxima de zero.

Foto da galeria
Este ano a largada acontece no distrito de Amparo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: endureco | Amparo | Nova Friburgo
Publicidade