Encontro dos Rios, a "praia" mais conhecida dos friburguenses

Cachoeiras na confluência das águas do Macaé e do Bonito oferecem várias opções de lazer
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
por Guilherme Alt
Foto de capa
O mergulho nas águas frescas perto do Bar do Encontro (Foto: Henrique Pinheiro)

Quem não tem praia, se refresca em cachoeira. E em Nova Friburgo a diversidade de incontáveis pontos de águas cristalinas e energizantes onde se pode aproveitar para tomar um banho e fugir do calor impressiona. São programas  que, na maior parte das vezes são gratuitos, ou com um custo bem reduzido.

O distrito de Lumiar é um dos mais procurados para essas atividades. A seis quilômetros da praça central, a Carlos Marchon, e a cerca de 40 quilômetros do Centro de Friburgo, encontra-se um dos destinos mais conhecidos e frequentados, tanto por friburguenses como por turistas: o encontro dos rios Macaé e Bonito.

O local permite um banho tranquilo, em águas calmas e límpidas. A temperatura da água é ideal para quem quer se refrescar. A região faz parte do Parque Nacional dos Três Picos, no distrito de Lumiar, e é cercada por Mata Atlântica. Lumiar é uma região privilegiada pela natureza com trilhas, rios e cachoeiras, além de belas paisagens. O Encontro dos Rios forma um parque com variadas quedas d’água e atrativos naturais. Para os mais radicais, o local possibilita um rafting (prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança).

De acordo com Lúcia Gonçalves, o local é o preferido dela para tomar banho de cachoeira. “O Encontro dos Rios é realmente muito lindo. Vale a pena a visita. De Lumiar, é o que mais eu gosto”, conta.

Vanessa Frazan considera o local de “tirar o fôlego”. “É mágico. Uma paisagem deslumbrante. O acesso é super tranquilo e o banho é delicioso”, garante ela.

O acesso é pela Estrada Serramar. Taí uma boa pedida para este fim de semana ou qualquer outro dia de sol e calor.

 

LEIA MAIS

Confecção que desenvolve ações sustentáveis foi vitoriosa na categoria Gestão de Resíduos Sólidos

Temperaturas amenas dos últimos dias devem terminar nesta quarta, prevê Climatempo

Eco Parque tem academia, brinquedos de madeira, bancos e mesas

Publicidade