Empresas de lingerie e joias fecham parceria em Friburgo

Programa de Apoio à Competitividade visa a unir os dois segmentos para criar coleções conjuntas e estimular a produtividade
quarta-feira, 16 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Empresas de lingerie e joias fecham parceria em Friburgo

A união entre empresas de lingerie de Nova Friburgo e do setor de joias do Rio de Janeiro começa a dar seus primeiros passos para um grande trabalho conjunto. No início desta semana, 28 empresas - 14 de cada setor - assinaram o Termo de Compromisso do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas, o Procompi.

A Confederação Nacional da Indústria e o Sebrae foram os responsáveis pela união entre as empresas, que tem como meta a produção de coleções em comum. Para isso, os empresários participaram do primeiro encontro do Procompi, onde puderam se apresentar e formar as duplas que trabalharão em parceria nos próximos 12 meses. “Os setores já estavam namorando há algum tempo e conseguimos trazê-los até o altar. Sabemos que, como em todo casamento, as empresas encontrarão dificuldades, mas esta união tem tudo para dar certo. Apostamos no sucesso”, comemorou o presidente do Sindicato das Indústria do Vestuário de Nova Friburgo e Região, Marcelo Porto.

Afinidade já identificada também pelos empresários. “Minha dupla se encaixou perfeitamente no que eu buscava, com a essência e a visão da minha empresa”, contou a empresária da Pantai Joias, Karine de Lima Ribeiro, que se associou à Suspiro Íntimo, empresa de lingerie da Thailuce de Lima, outra empreendedora entusiasmada com o programa: “Estava com medo, mas estou satisfeita com a parceria e espero que possamos inovar e que a união seja rentável”.    

Mas a escolha dos pares não foi um caso de amor à primeira vista, contou com a ajuda de uma apresentação. Durante o evento os participantes, por meio de uma metodologia criada pelo Instituto Rio Moda, conheceram melhor a identidade, a clientela e a visão do futuro de cada empresa envolvida no programa. A partir desta análise, foram formadas as parcerias. “Essa conexão é de vital importância, pois ambos os setores saem ganhando”, analisou a representante da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio - Ajorio, Fabiane Motta.

Os frutos dessas parcerias, as coleções exclusivas, serão apresentadas ao público na próxima edição da Fevest, uma das maiores feiras de Moda Íntima do Brasil, que acontecerá em julho de 2018, em Nova Friburgo. “O mercado demanda qualidade e inovação e tenho certeza que no próximo ano os produtos que serão lançados terão este diferencial”, afirmou a coordenadora do Sebrae/RJ em Nova Friburgo, Fernanda Gripp.

O programa

O Procompi é um programa resultado da parceria entre o Sebrae com a CNI, Firjan, Ajorio e Sindvest, e está sendo executado pelo Instituto Moda Rio. A proposta é capacitar gratuitamente empresas de joias e bijuterias e moda íntima para o desenvolvimento conjunto de produtos de alto valor agregado. Durante um ano, elas devem assistir a seis workshops, que irão abordar temas como gestão, processo produtivo, etapas de comercialização e desenvolvimento de produto. As empresas selecionadas também ganharão consultorias, presenciais e à distância, para cada tema abordado nesses encontros.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade