Empresas da região podem disputar os melhores projetos sustentáveis

Prêmio Firjan Ambiental reconhece práticas de negócios sustentáveis adotadas em todo o estado do Rio
segunda-feira, 02 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Empresas da região podem disputar os melhores projetos sustentáveis

A Federação das Indústrias do Estado do Rio  (Firjan) vai premiar as melhores práticas de desenvolvimento sustentável  de empresas fluminenses. A edição 2020 do Prêmio Firjan Ambiental está com as inscrições abertas até 9 de abril. A iniciativa reconhece práticas empresariais que contribuem para o avanço da agenda do desenvolvimento sustentável, com foco na proteção ambiental, no equilíbrio econômico e no bem-estar social.

Mais uma vez, o Prêmio Firjan Ambiental vai considerar como um dos critérios de avaliação, a contribuição dos projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A premiação é dividida em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; Mudança do Clima e Eficiência Energética; Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse. Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de pesquisa, terceiro setor, universidades e demais instituições com projetos concluídos ou em fase de implantação, com resultados mensuráveis em 2018 ou 2019.

“O Prêmio Firjan Ambiental reconhece e dá visibilidade às iniciativas e aos projetos empresariais que geraram impactos ambientais, sociais e econômicos positivos no estado do Rio de Janeiro. Representa o esforço das indústrias fluminenses no caminho do desenvolvimento sustentável, uma vez que privilegia a conservação de recursos naturais, ao mesmo tempo em que gera resultados econômicos e benefícios sociais positivos”, destaca o gerente de Sustentabilidade da Firjan, Jorge Peron.

Em 2018, a confecção de Nova Friburgo EcoModas foi premiada na categoria Gestão de Resíduos Sólidos com o projeto jeans ecofashion, que reaproveita calças jeans para o desenvolvimento dos calçados sustentáveis. Não apenas o jeans é reutilizado na composição dos calçados, como também o tecido usado no forro interno é oriundo da reciclagem de garrafas pet; a etiqueta é feita a partir do reaproveitamento de retalhos de couro e a palmilha é confeccionada a partir da espuma das fábricas de bojos de sutiãs do polo friburguense de moda íntima e o solado é oriundo de plásticos retirados do meio ambiente. A embalagem rústica é feita com sacos de batatas recolhidos em uma rede de supermercados.

Nas edições anteriores, o Prêmio Firjan Ambiental contou com a inscrição de 381 projetos e premiou 46 instituições, incluindo a concessão de menção honrosa e a premiação propriamente dita. As inscrições podem ser feitas no site, onde também está disponível o regulamento completo. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (21) 2563-4410 ou e-mail premioambiental@firjan.com.br.

 

LEIA MAIS

Objetivo é aprimorar mão de obra de todos aqueles que trabalham com artes manuais, aproveitando resíduos de indústrias

Ideia é simplificar autorizações para empreendimentos de baixo risco

Equipe de inspeção da concessionária Rota 116 disse que animal cruzava a rodovia calmamente, ao seu estilo

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra