Empresa de Niterói assumirá iluminação pública de Friburgo

Full Tec Engenharia foi a única a apresentar proposta. Prefeitura diz que preço ficou 10% abaixo do estimado
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
por Adriana Oliveira
Empresa de Niterói assumirá iluminação pública de Friburgo

A  empresa Full Tec Engenharia, de Niterói, ganhou a licitação promovida pela Prefeitura de Nova Friburgo para fazer o serviço de iluminação pública do município. A candidata foi a única a participar da abertura de propostas, nesta terça-feira, 21, na Secretaria de Serviços Públicos. Sete foram convidadas.

A avaliação da legalidade dos documentos e do preço contidos no envelope da empresa foi realizada por uma comissão formada pela secretária interina de Serviços Públicos, Patricia Marques; a controladora do município, Elizabeth Righetti; representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística; um engenheiro da Secretaria de Obras; o engenheiro elétrico da Secretaria de Serviços Públicos;  um advogado da Procuradoria Geral do Município; e o vereador Aylter Maguila, representando a Câmara Municipal.

De acordo com a comissão, a proposta de preço ofertada ficou 10% abaixo do valor inicial estimado pelo Município, representando uma economia de aproximadamente R$ 200 mil.

De acordo com Patrícia Marques, a cidade tem hoje cerca de  três mil pontos de iluminação pública apagados e a Secretaria de Serviços Públicos vai cobrar agilidade na execução do serviço. “A Secretaria vem se esforçando para substituir alguns desses pontos. Mas agora poderemos sanar o problema”, prometeu a secretária.

Segundo Jander da Silva Melo, representante da Full Tec Engenharia, a empresa vai fazer uma ação emergencial. Segundo ele, a empresa atua há 20 anos no mercado e tem um corpo técnico formado por profissionais que trabalharam na Light e tem experiência em iluminação pública. “Nossa expectativa é iniciar o trabalho em 15 dias”, disse.

O processo de contratação da empresa de iluminação pública cumprirá agora um fluxograma administrativo interno e passará pelas secretarias de Finanças, Controle Interno e Procuradoria, até a assinatura do contrato. Após o cumprimento destas formalidades legais, os atendimentos para substituição das lâmpadas queimadas será feito por ordem de urgência, dando prioridade para as regiões de Olaria e Conselheiro Paulino, onde há maior concentração de moradores e de pontos sem iluminação.  

Em agosto de 2017 a prefeitura suspendeu o pagamento à Compillar Entretenimento Prestadora de Serviços Eirelli por orientação da Controladoria Geral do Município, que decidiu fazer uma auditoria no contrato com a empresa. Dias antes, o Ministério Público Estadual prendeu representantes da Compillar por fraudar uma licitação para manutenção da iluminação em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Compillar assumiu o serviço em Nova Friburgo por pouco mais de R$ 2 milhões em abril de 2017, em caráter emergencial e por seis meses. A empresa substituiu a Hashimoto Manutenção Elétrica, cujo contrato, também de seis meses, com a prefeitura, terminara em março. O município firmou contratos por pouco tempo com as empresas porque a licitação estava suspensa pelo  Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde o governo anterior,  até a regularização do edital.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: luz
Publicidade