Em noite de emoção, Câmara homenageia atletas

Nadadora Jhennifer Alves e lutadores Edson Barboza e Marlon Moraes recebem Medalha do Mérito Esportivo
terça-feira, 04 de julho de 2017
por Márcio Madeira
Foto de capa
Jhennifer (com a medalha), parentes e o vereador Johnny Maicon (Foto: Márcio Madeira)

Em noite marcada pela emoção, a Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Nova Friburgo concedeu na noite desta segunda-feira, 3, a Medalha do Mérito esportivo Swian Zanoni aos três principais esportistas friburguenses da atualidade: a nadadora olímpica Jhennifer Alves da Conceição, e os lutadores do Ultimate Fighting Championship (UFC) Edson Barboza e Marlon Moraes.

Atleta do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, Jhennifer fez questão de receber a homenagem pessoalmente, interrompendo brevemente a rotina de treinos. “Esta cerimônia tem um significado grande para mim. Fico muito feliz que o meu esforço e a minha dedicação ao meu esporte, a natação, tudo que passei até hoje, esteja sendo reconhecido pela minha cidade. É muito importante para mim, e fico muito feliz”, explicou. Já os lutadores não puderam comparecer, uma vez que vivem e treinam nos Estados Unidos. Edson Barboza só deve voltar a Nova Friburgo em outubro, ao passo que Marlon Moraes só tem previsão de subir a serra em dezembro. Ambos, contudo, foram representados na cerimônia por seus familiares.

A mesa foi composta pelo secretário municipal de Esportes, Waldemir Caetano Veloso; pelo deputado estadual Wanderson Nogueira, criador da Medalha Swian Zanoni durante seu mandato de vereador; pelos vereadores Johnny Maycon e Luiz Carlos Neves, presidente e vice-presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal; e também por Daniel Lage, presidente do Conselho Municipal de Esportes. Também participaram da cerimônia os vereadores Isaque Demani e Professor Pierre.

Um dos momentos de maior emoção se deu antes do início das premiações, quando um vídeo relembrou a história do piloto de motocross Swian Zanoni, que empresta seu nome à medalha. Em discurso visivelmente emocionado, Wanderson Nogueira lembrou não apenas a qualidade do esportista, primeiro brasileiro a competir regularmente no campeonato mundial da categoria, mas também traços de seu caráter, manifestados, por exemplo, durante a tragédia climática de 2011, quando ele utilizou seu equipamento e suas habilidades ao guidão com o intuito de ajudar a quem precisava. “O Legislativo tem que reconhecer as pessoas e instituições que fazem a diferença. Quando a gente criou a medalha do mérito esportivo e deu a ela o nome de Swian Zanoni, foi justamente pela inspiração que o Swian passa para nós. Um campeão dentro e fora das competições. Um exemplo de ser humano, de solidariedade... Uma pessoa realmente completa. Deste modo o Swian fica eternizado, e aqueles que recebem a medalha passam a ter também uma responsabilidade, para que possam seguir o seu exemplo, argumentou o deputado estadual.

Wanderson também antecipou que um dos três homenageados deve receber, em 2018, a Medalha Tiradentes, entregue pela Alerj. “No ano que vem nós vamos entregar três medalhas Tiradentes, e a população irá escolher quem irá ganhar essas medalhas. Ainda estamos definindo os critérios, mas provavelmente uma delas será destinada ao setor esportivo”.

A exemplo de Swian, todos os três agraciados foram presenteados com a elaboração e exibição de um vídeo, no qual foram relembrados momentos de cada uma das carreiras, e também registrados depoimentos de familiares. E, em todos os vídeos, um traço em comum ficou evidente: a superação. Questionada pela reportagem de A VOZ DA SERRA a respeito de qual conselho daria a jovens que sonham ser, como ela, atletas profissionais, Jhennifer Alves foi bem direta: “todos devem acreditar em seus sonhos e dar um passo a cada dia para que eles se concretizem, se dedicando, se esforçando. Esse é o caminho para realizar os sonhos e algum dia estar aqui também, sendo reconhecido pela cidade em que nasceu”.

 

LEIA MAIS

Com mais essa vitória, atleta de 18 anos segue na briga pelo título do ranking

Gilberto Chermauth Filho foi classificado para o Campeonato Pan-Americano de Kickboxing que acontece no México em outubro

Além do lugar mais alto do pódio, Gilberto Chermauth Filho conquistou vaga para o Pan de Cancun, em agosto

Publicidade
TAGS: esporte | atletas | natacao | UFC