Eleições 2016: duas pesquisas devem ser divulgadas até o fim desta semana

Registros foram incluídos na página do Tribunal Superior Eleitoral
terça-feira, 20 de setembro de 2016
por Márcio Madeira
Eleições 2016: duas pesquisas devem ser divulgadas até o fim desta semana

Após a impugnação da pesquisa realizada pelo Instituto Veritá, na semana passada, dois novos registros de pesquisa de intenção de voto em Nova Friburgo voltam a constar na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último fim de semana. A primeira delas foi registrada no sábado, 17, sob o código 07598/2016, pela empresa R. M. Mariath - Serviços de Propaganda e Marketing - ME, ao passo que a segunda foi registrada no dia seguinte, sob o código 04399/2016, pela Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria.

A pesquisa realizada pela Mariath tem como responsável o estatístico Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa, e prevê o questionamento a 599 eleitores, espalhados pelos oito distritos do município. A margem de erro estimada é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O custo da pesquisa foi de R$10 mil, e a contratante declarada foi a própria empresa.

Já a pesquisa realizada pelo Ibope é de responsabilidade de Márcia Cavallari Nunes, diretora do instituto, e prevê a aplicação do questionário a 406 pessoas, em locais definidos por sorteio probabilístico que serão divulgados até sete dias após o registro da pesquisa. A margem de erro máxima estimada é de cinco pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. O custo da pesquisa foi de R$ 34.510 e a contratante foi a Fundação Lauro Campos, vinculada ao Psol.

As diferenças entre as duas pesquisas acentuam-se quando são comparados os dois questionários. Afinal, enquanto a pesquisa da Mariath é muito mais curta e voltada à perguntas fundamentais sobre intenção de voto e rejeição — e abriga diversas incorreções na grafia dos nomes dos candidatos —, a pesquisa do Ibope levanta informações também sobre a opinião popular em torno do governo federal, das novas regras eleitorais, religião e posse de telefones, entre outros dados pessoais.

A previsão é de que o resultado da pesquisa promovida pela Mariath seja divulgado nesta sexta-feira, 23, enquanto o levantamento feito pelo Ibope deve ter seu resultado publicado no próximo sábado, 24. Mais detalhes a respeito das duas pesquisas podem ser obtidos na página de consultas do Tribunal Superior Eleitoral na internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade