Eleições 2016: campanha começa nesta terça-feira

Eleitores acostumados com a poluição visual durante as campanhas podem se surpreender com algumas novidades
terça-feira, 16 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Eleições 2016: campanha começa nesta terça-feira

A partir desta terça-feira, 16, está autorizada a propaganda eleitoral para os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no pleito municipal de 2016. Até ontem, 15, qualquer cidadão que se apresentasse como candidato, pedisse voto ou fizesse propaganda estaria incorrendo em crime eleitoral. A campanha deste ano, que é de apenas 45 dias, prevê diversas mudanças nas regras do que se pode ou não fazer na disputa pela preferênia do eleitorado. 

Eleitores acostumados com a poluição urbana comum durante as campanhas podem se surpreender positivamente com algumas novidades desta eleição, como a proibição da exposição de placas, estandartes, faixas e cavaletes pelos candidatos. 

Cenário atual

Apesar de esta segunda-feira, 15, ter sido a data-limite para os partidos e as coligações registrarem seus candidatos, informações levantadas por A VOZ DA SERRA com o Tribunal Regional Eleitoral (TER) constataram que os partidos friburguenses deixaram seus deveres para com a Justiça Eleitoral para o último minuto. Isto porque, dos mais de 400 processos relativos a candidaturas em Nova Friburgo, somente cerca de 90 haviam sido protocolados até o início da tarde — o prazo era às 19h. 

Entre os candidatos à prefeitura e respectivos vices, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só havia registrado até ontem as candidaturas de Glauber Braga (Psol)/Cláudio Damião (Psol), Rogério Cabral (DEM)/Marcia Carestiato (PHS) e Renato Bravo (PP)/Marcelo Braune (PDT). No entanto, outras composições já foram confirmadas através de convenções e devem figurar na próxima atualização oficial, que deve ser divulgada ainda hoje, 16. É o caso de Renato Abi-Ramia (PR)/Hélio Henrique Medeiros, Grace Arruda (PMDB)/Rommel Condé (PSL) e Hugo Moreno (PSTU)/Vânia Monteiro (PSTU).

Já entre os candidatos a vereador, o site do TSE registra, até o momento apenas 50 nomes referentes aos candidatos das siglas PPL, PSOL, PCB e PCdoB. Apesar de a propagada estar liberada, as veiculações na TV e rádio só acontecerão a partir do próximo dia 26. 

Perfil dos eleitores

As mudanças nas regras não são as únicas no quadro eleitoral. O perfil do eleitorado friburguense também sofreu pequenas mudanças desde o último pleito municipal. Segundo o TSE, os atuais 151.045 eleitores em Nova Friburgo são mais velhos e têm mais educação formal do que os de 2012. Entretanto, as mulheres continuam sendo a maioria dos eleitores, englobando 52% do total no município.

A participação de eleitores de 16 a 34 anos em relação ao total caiu 10,13% em relação a 2012, enquanto o de eleitores com 35 anos ou mais aumentou 4,7%. Já o percentual de jovens de 16 e 17 anos, que têm o voto facultativo, também caiu cerca de 24% em relação a 2012.

Do ponto de vista da educação, Nova Friburgo apresenta uma melhora significativa em seus indicadores com o percentual de eleitores com ensino médio completo e superior completo crescendo 8,9% e 9,2%, respectivamente. Já o percentual de eleitores com ensino fundamental caiu 3,8% e o de analfabetos teve redução de 7,4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade