Eleição para prefeito: cenário está praticamente definido em Nova Friburgo

A dois meses da votação, maior indefinição gira em torno do pré-candidato a vice na chapa a ser encabeçada por Rogério Cabral
terça-feira, 02 de agosto de 2016
por Márcio Madeira
Eleição para prefeito: cenário está praticamente definido em Nova Friburgo

A redução do período eleitoral de 90 para 45 dias, aliada à janela de transferência partidária aberta em março, gerou, este ano, uma ambientação atipicamente tardia para a costura de alianças com vistas às eleições municipais. A tal ponto que a menos de dois meses do pleito, somente agora começa a ser possível desenhar, com nitidez satisfatória, o quadro que se apresenta ao eleitor, especialmente na consulta majoritária.

Às 11h da manhã desta terça-feira, 2, foi registrada em cartório a primeira chapa a concorrer à cadeira número um do Palácio Barão de Nova Friburgo: o deputado federal Glauber Braga (prefeito) e o vereador Cláudio Damião (vice), ambos do Psol, com apoio de PPL, PCdoB e PCB.

Outras composições, contudo, também já foram confirmadas através de convenções partidárias. No último dia 28 de julho o Partido Progressista (PP) confirmou a candidatura do ex-vereador e ex-subsecretário de Desenvolvimento Regional do Estado do Rio do Rio de Janeiro, Renato Bravo, tendo como candidato a vice o tabelião Marcelo Braune (PDT).

Um dia depois foi a vez do médico e vereador Renato Abi-Ramia ser apontado como candidato do Partido da República (PR) a prefeito, com apoio do Pros. A chapa conta ainda com o empresário Hélio Henrique Medeiros, na condição de candidato a vice.

No dia 31 de julho, por sua vez, a convenção do PMDB confirmou que a atual vice-prefeita Grace Arruda será a candidata do partido à Prefeitura, com apoio do PSL, tendo como candidato a vice o médico otorrinolaringologista Rommel Condé.

Mantendo a tradição de sempre lançar candidatura própria, o PSTU optou pelo historiador e sindicalista Hugo Moreno, servidor concursado do Banco do Brasil, que terá como candidata a vice a operária e sindicalista Vânia Monteiro.

Na próxima quinta-feira, 4, às 17h no Clube de Xadrez, a convenção do Democratas e de diversos outros partidos que compõem o grupo político que dá sustentação ao atual governo municipal deve confirmar a candidatura de Rogério Cabral à reeleição como prefeito de Nova Friburgo. A principal indefinição no panorama eleitoral é justamente o nome que o grupo irá indicar para concorrer a vice-prefeito na mesma chapa.

Por fim, na próxima sexta-feira, 5, é a vez do Partidos dos Trabalhadores (PT) realizar sua convenção municipal, e divulgar se lança ou não candidatura própria a prefeito e vice. O presidente do diretório municipal da sigla, Igor Pinto, é o nome mais cotado para encabeçar a chapa, caso esta venha a ser formalizada.

No que diz respeito às eleições proporcionais o cenário ainda é muito mais fluido e deve sofrer alterações significativas até o fim do prazo para registro das candidaturas. É praticamente certo, contudo, que haverá mais de 300 candidatos às 21 cadeiras do Legislativo municipal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade