EDITORIAL: Boas safras

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A SECRETARIA estadual de Agricultura está comemorando a recuperação agrícola dos municípios da Região Serrana atingidos pela catástrofe climática de 2011, quando as chuvas destruíram plantações e ceifaram vidas na área rural. E motivos não faltam para a comemoração. Em cinco anos o setor registrou crescimento expressivo, recompondo o cenário econômico com avanços sensíveis, conforme mostrou reportagem de A VOZ DA SERRA publicada na última quinta-feira, 21.

O ESTADO do Rio está preparado para se tornar o polo de agricultura sustentável do país e os esforços neste sentido podem ser vistos nas áreas de agricultura favorecidas pelo estado na serra. Com o apoio financeiro do Banco Mundial, por meio do programa Rio Rural, o governo obteve recursos suficientes para acelerar este desenvolvimento.

AS METAS ambientais são ambiciosas, segundo o governo. Nos planos estão incluídas a preservação de nascentes, a reposição de matas ciliares, recuperação de solos degradados e o apoio ao agricultor no cumprimento do Código Florestal. Com este avanço, Nova Friburgo obteve melhorias no trabalho de reconstrução de sua área rural, também com enfoque sustentável.

A AGRICULTURA friburguense conseguiu se restabelecer da tragédia climática e obteve benefícios do governo estadual, auxiliada pelos políticos da cidade. Dentro das perspectivas de crescimento municipal, este setor tem peso considerável e, mais ainda, possibilidades concretas de prosperar. Para isso, todas as redes produtivas da olericultura, fruticultura e floricultura precisam continuar a receber incentivo.

O TRABALHO realizado pela Secretaria municipal de Agricultura tem sido de fundamental apoio ao agricultor, através de políticas de aumento da produtividade. Porém, não é suficiente para fazer crescer este setor da economia, que precisa, além de verbas, de assistência técnica, fomento à pesquisa também pela iniciativa privada, além de infra-estrutura de serviços públicos.

O PROGRESSO da área rural esbarra ainda em dificuldades estruturais, como a ausência de uma malha viária confiável, inclusive de telefonia móvel e da internet. Até agora as autoridades não conseguiram reverter a exclusão social, que vem impedindo o acesso à informação e ao agronegócio de centenas de produtores rurais e seus familiares.

PARA FORTALECER ainda mais a agricultura familiar é necessário pensar num projeto de crescimento sustentável que leve em conta o seu enorme potencial econômico, e também a sua dimensão sócio-cultural e ambiental. A área rural friburguense pode crescer e só precisa receber das autoridades a atenção que merece. O governo estadual, finalmente, está conseguindo modificar o cenário rural fluminense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade