Dia do Líbano é comemorado no Teatro Municipal

Cerimônia contou com representantes das nove colônias e do secretário de Cultura, Marcos Marins
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
por Guilherme Alt
A celebração (Foto: Leo Arturius)
A celebração (Foto: Leo Arturius)

O Dia Nacional do Líbano, celebrado em 22 de novembro, foi marcado em Nova Friburgo por comemoração durante a manhã desta quarta-feira, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura. Mais de 30 pessoas se reuniram para a cerimônia que teve a execução dos hinos nacional, friburguense e libanês e a celebração da imigração, que chegou a Nova Friburgo em 1870.

O evento contou com a participação do representante da colônia libanesa, Marco Gastin, os outros representantes das colônias fundadoras, do secretário de Cultura, Marcos Marins, representando o prefeito Renato Bravo, além de outros secretários.

O Líbano se tornou independente da França (país colonizador), em 1941, mas só teve a separação reconhecida em 22 de novembro de 1943, data que ficou conhecida como Dia Nacional do Líbano.

Para Marco Gastin, comemorar a data é contar um pouco da história de Nova Friburgo “Somos um dos povos formadores da cidade, temos nossas raízes gravadas aqui com descendentes libaneses. A nossa história se mescla com a de Friburgo e isso é muito importante frisar”.

Presente na cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Marcos Marins, destacou a influência da cultura libanesa na cidade e o trabalho da Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri). “Friburgo tem mais de 200 famílias libanesas e nós temos que aprender com a nossa história, com o nosso passado. É importante falar da participação que a Ascofri vem tendo em valorizar essa história e mostrar que juntos podemos fazer um bom trabalho.”

No final da cerimônia aconteceu a apresentação de canto dos alunos da Escola Municipal Claudir Antônio de Lima, do bairro Catarcione.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade