Dia do Cooperativismo levou centenas de pessoas à Praça

Mais de 15 cooperativas e produtores rurais compareceram ao evento, que arrecadou mais de 300 quilos de alimentos neste sábado
sábado, 01 de julho de 2017
por Guilherme Alt

Cerca de 15 cooperativas participaram da celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, neste sábado, 1º de julho. O evento aconteceu na Praça Dermeval Barbosa Moreira e reuniu centenas de pessoas.  Houve apresentações de teatro infantil, palestras de higienização bucal e conscientização ambiental.

Cerca de cooperativas, produtores rurais, cem alunos da Escola Fribourg e mais 50 voluntários participaram do evento e ajudaram a arrecadar doações de alimentos e roupas. “Nós já conseguimos 500 litros de leite, 300 quilos de legumes e, a todo momento chega arroz e feijão, que é o foco da campanha. Nós vamos distribuir essas doações para o Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje),  a Casa dos Pobres e a Clínica Santa Lúcia”, disse a  organizadora do evento, Esther Ferreira Araújo.

O vice-presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ), Jorge Menezes, afirma que o cooperativismo é a chance de a sociedade evoluir e uma válvula de escape para a atual e futuras crises econômicas. “Nós levamos ideias de como melhorar as comunidades, oferecendo serviços, palestras, infraestrutura e cursos. O cooperativismo não visa só à parte econômica, mas à social também”, explica.

A entidade que atua na área de educação e desenvolvimento do cooperativismo no estado. É um órgão descentralizado, criado pelo Conselho Nacional e vinculado ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio  (OCB/RJ), entidade que atua na representação, defesa e desenvolvimento do cooperativismo no Estado do Rio.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Alexandre Teixeira, o cooperativismo é essencial para a zona rural friburguense. “É a solução para a zona rural da cidade. A nossa luta é que os produtores se associem às cooperativas para acessar mercados  institucionais e com isso, recebam um valor digno por seus produtos”, disse.

 

  • O evento atraiu centenas de pessoas (Foto: Leo Arturius)

    O evento atraiu centenas de pessoas (Foto: Leo Arturius)

  • Faixas de estímulo ao cooperativismo durante o Dia C (Foto: Leo Arturius)

    Faixas de estímulo ao cooperativismo durante o Dia C (Foto: Leo Arturius)

  • Consulta de higiene bucal durante o Dia C (Foto: Leo Arturius)

    Consulta de higiene bucal durante o Dia C (Foto: Leo Arturius)

  • Teatro para crianças durante o Dia C (Foto: Leo Arturius)

    Teatro para crianças durante o Dia C (Foto: Leo Arturius)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento | festa | festival
Publicidade