Dia do Comércio será celebrado em 21 de agosto em Friburgo

Antecipação de feriado é prevista em convenção coletiva entre sindicatos; deve ser o último do ano com lojas fechadas
quinta-feira, 17 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Dia do Comércio será celebrado em 21 de agosto em Friburgo

Como já é tradição em Nova Friburgo, o Dia do Comércio é celebrado antes da data estipulada pelo estado. Enquanto os cariocas terão o feriado na terceira segunda-feira do mês de outubro, dia 16, aqui será comemorado no próximo dia 21 deste mês.

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, a medida é prevista na convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio. “Inicialmente, tivemos essa ideia porque não há outros feriados em agosto. Os empresários e os funcionários das lojas aprovaram e se acostumaram a celebrar a data antes de outras cidades”, comenta o presidente do Sincomércio e da CDL, Braulio Rezende.

Também segundo informativo divulgado pela CDL, este será o último feriado do ano em que as lojas de Nova Friburgo deverão fechar. Isso porque, depois do dia 21, até o fim de 2017 as lojas estão autorizadas a abrir em todas os demais feriados: Independência do Brasil, em 7 de setembro; Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro; Finados, em 2 de novembro; Proclamação da República, 15 de novembro; e o feriado estadual de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro. No dia de Natal - 25 de dezembro - que este ano será em uma segunda-feira - tradicionalmente as lojas não funcionam.     

    Ainda de acordo com Braulio Rezende, o principal objetivo desta liberação é, exatamente, dar liberdade de escolha aos empresários. “As grandes redes de varejo entravam na Justiça para garantir a abertura nos feriados, enquanto as empresas menores ficavam em desvantagem. Agora, com a nova cláusula, qualquer loja de Nova Friburgo desfruta de iguais condições”, esclarece ele.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade