Dia da Espanha é celebrado com hasteamento de bandeiras

Evento reuniu autoridades e representantes das nações na Praça das Colônias
quinta-feira, 12 de outubro de 2017
por Karine Knust

O feriado de ontem, 12, uma quinta-feira ensolarada de primavera, também foi dia de enaltecer a cultura espanhola. O Dia Nacional da Espanha, celebrado todo 12 de outubro no país europeu e lembrado em Nova Friburgo devido a participação dos espanhóis em nossa colonização, foi comemorado com solenidade na Praça das Colônias, no Suspiro.

O evento em homenagem à nação europeia reuniu representantes das dez colônias friburguenses, vereadores, secretários municipais e diversas autoridades. Na programação, as execuções dos hinos nacional brasileiro e espanhol, além do hino de Nova Friburgo. Ainda durante o evento, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Espanha, Líbano, Japão, Hungria, Itália, Alemanha, Portugal, Pan-africana, Áustria e Suíça - todas nações participantes da colonização de Nova Friburgo.

 “Valorizar as colônias é valorizar a história de Nova Friburgo e do Brasil. Um país sem história se perde e não avança”, declarou o presidente da Colônia Espanhola e da Associação das Colônias Friburguenses (Ascofri), Alex Alfaya. Durante a solenidade, ele destacou o projeto “Ascofri nas escolas”, ação que vem sendo desenvolvida nas unidades municipais para difundir a cultura das nações colonizadoras entre as crianças.  

 “Acreditamos que ‘Nova Friburgo é a cidade de todos os povos’ e estamos constantemente trabalhando para tornar isso cada vez mais real. Todos juntos ajudamos a construir a história da nossa cidade”, acrescentou o prefeito Renato Bravo. Segundo historiadores, os espanhóis chegaram a Nova Friburgo durante o século 19. Atualmente, o país é representado por 4% da população friburguense, cerca de oito mil descendentes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade