Descaracterização da Praça Dermeval Barbosa Moreira é alvo de queixas

Estátuas ainda não foram recolocadas no espaço. Licitação para escolha da empresa que fará restauração ocorreu na Prefeitura nesta quarta
quarta-feira, 10 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Os jardins estão em condições precárias e o canteiro lateral continua sem as estátuas das quatro estações
Os jardins estão em condições precárias e o canteiro lateral continua sem as estátuas das quatro estações

Outrora uma referência turística de Nova Friburgo, a Praça Dermeval Barbosa Moreira está cada dia mais descaracterizada devido a uma série de problemas. O principal deles é a demora na recolocação das estátuas das quatro estações, retiradas há mais de um ano para restauração. As tradicionais peças em mármore de Carrara ainda não foram recolocadas no local, que também está com os jardins em péssimo estado de conservação. Basta dar uma volta pelo trecho para constatar que a grama verdejante deu lugar à poeira da terra.

No entanto, essa situação parece estar com os dias contados. Pelo menos é o que espera a Prefeitura, que ontem, 10, promoveu licitação para escolher a empresa que fará a restauração das estátuas. Ainda segundo a Prefeitura, a única empresa que compareceu ao certame não apresentou toda a documentação exigida. A Prefeitura, então, concedeu prazo de oito dias úteis para a empresa cumprir todas as exigências e em nota afirmou esperar que a restauração das estátuas seja concluída em seis meses.  

A utilização da Praça Dermeval Barbosa Moreira como pista de skate é outro fato que vem desagradando muitos frequentadores. Além de tomar conta de uma área de lazer destinada à comunidade, os skatistas costumam fazer manobras arriscadas em meio aos pedestres e acabam, por vezes, danificando o bem público. Prova disso são as marcas no piso e as avarias no entorno do lago e do Centro de Turismo.  Comunicada sobre o problema pela redação do jornal, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana irá repassar as denúncias ao comando da Guarda Municipal e a coordenadoria de Posturas para que sejam providenciadas fiscalizações no local e a tomada de medidas cabíveis, caso sejam constatados danos ao patrimônio público.

A constante presença de moradores de rua pelos jardins e bancos laterais da praça também vem sendo alvo de críticas da população. A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido reclamações sobre a desordem provocada pelo grupo em determinados horários. A presença dos mendigos chega a causar receio em alguns passantes, especialmente idosos e mães com crianças pequenas.

“Muitos estão alcoolizados e bastante alterados, o que me deixa com medo. Estou até evitando passar por ali com minha filha”, disse uma leitora do jornal que preferiu não se identificar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Praça Dermeval Barbosa Moreira | conservação | preservação | patrimônio público | Licitação | descaracterização | estátuas | restauração | Prefeitura | praça
Publicidade