Deputados acionam MPF para investigar recursos no Hospital do Câncer

Glauber e Wanderson protocolaram representação na última quarta a fim de apurar possível omissão do governo estadual na execução das obras na Ponte da Saudade
sexta-feira, 07 de julho de 2017
por Márcio Madeira
O futuro Hospital do Câncer (Foto: Arquivo AVS)
O futuro Hospital do Câncer (Foto: Arquivo AVS)

Na última quarta-feira, 5, o deputado estadual Wanderson Nogueira e o deputado federal Glauber Braga, ambos com base eleitoral em Nova Friburgo, protocolaram uma representação no Ministério Público Federal (MPF) para que haja investigações acerca de possível omissão do governo do Estado do Rio de Janeiro na construção do Hospital do Câncer, no antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs), no bairro Ponte da Saudade.

As obras do Hospital do Câncer começaram em 2015. À época, o governador Luiz Fernando Pezão anunciava sua inauguração para dezembro de 2016, mas os trabalhos foram paralisados no ano passado com apenas 12% da construção executada. De acordo com o documento enviado pelos parlamentares ao MPF, a União desembolsou a quantia de R$ 1 milhão, em maio de 2016. Ao todo, foi reservado o repasse de R$ 49 milhões por parte do governo federal, e tal disponibilidade financeira é apontada como indício de omissão do governo do Estado do Rio de Janeiro, responsável direto pela execução.

Os parlamentares também alegam que o Palácio Guanabara não garantiu transparência à aplicação dos recursos, nem tampouco trouxe respostas sobre a previsão do término das obras. “Já passou do absurdo a paralisação das obras há mais de um ano e a total ausência de respostas oficiais. Não dá para atrelar tudo à crise do Estado e ficar de mãos atadas. O governador Pezão tem que responder e dar conta desses recursos. As obras precisam ser retomadas e a população precisa receber o tratamento adequado e digno na luta contra o câncer”, ressaltou o deputado estadual Wanderson Nogueira.

Audiência pública pelo Hospital do Câncer de Nova Friburgo

O deputado estadual também conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do estado (Alerj) uma audiência pública, através da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer, com o tema: “Cadê o Hospital do Câncer de Nova Friburgo? A paciência esgotou!”.

O encontro vai acontecer no dia 9 de agosto, às 9h30, na Alerj, e deve reunir representações de todas as partes envolvidas. Estão sendo chamados o estado, o Ministério da Saúde, a Caixa Econômica Federal, entre outros. Ainda serão convidados todos os prefeitos e vereadores da região Centro Norte-Fluminense, que são diretamente afetados pela construção, assim como instituições importantes do tratamento ao câncer, como Inca, UFF, Fundação do Câncer e Unidos Pela Cura.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: hospital | saúde
Publicidade