Defesa Civil alerta para a possibilidade de chuva forte nos próximos dias

Houve queda de árvores e postes; RJ-142 ficou 8 horas interditada
segunda-feira, 06 de março de 2017
por Dayane Emrich
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Já dizia Tom Jobim, “são as águas de março fechando o verão”. Depois de um fim de semana abafado, com temporal no início da noite do último domingo, 5, a Defesa Civil de Nova Friburgo alertou para a possibilidade de chuva forte para os próximos dias.

De acordo com o subtenente da Defesa Civil, Gomes Ribeiro da Conceição, a previsão é de possíveis temporais ao longo dos próximos dias. “O prognóstico é do Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres] e aponta também chuvas fortes na última semana de março”, disse ele.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta terça-feira, 7, até a próxima sexta-feira, 10, a promessa é de céu encoberto com pancadas de chuva isolada. A máxima é de 31º e a mínima de 18º.

Transtornos do temporal

No último domingo, a forte chuva com grande quantidade de raios e trovões assustou os friburguenses e provocou uma série de transtornos em diversos pontos da cidade. Algumas localidades sofreram com a queda de árvores e postes, enquanto outras foram alagadas ou ficaram sem energia elétrica.

Um dos locais mais atingidos foi a RJ-142, rodovia que liga o distrito de Mury a Lumiar. No local — na altura do quilômetro 2,5, próximo a pousada dos Falcões — houve queda de oito árvores e de três postes. A via, que ficou interditada por mais de oito horas, funcionou em sistema pare e siga durante toda a manhã desta segunda-feira, 6, mas já foi liberada. Segundo uma funcionária de A VOZ DA SERRA, que passava na via no momento do incidente, muitos veículos faziam o percurso e felizmente ninguém se feriu. “Eu estava vindo de São Pedro, de ônibus, em direção ao Centro. Já esperava um trânsito considerável, lento, o que é frequente nessa estrada, mas dessa vez o perrengue foi bem maior. Cada vez que tínhamos notícias, elas eram piores: que eram muitas árvores caídas, muitos fios de luz… que talvez só resolvessem o problema e liberassem a pista de manhã… Foram quatro horas de espera e incerteza. Não presenciei nada mais grave, ninguém se feriu e impressionantemente nenhum carro foi atingido. Mas também não houve apoio algum. As pessoas estavam nervosas, crianças choravam, cachorros uivavam com medo, idosos se sentiram mal, mas ainda assim em nenhum momento foi-nos oferecido nada, nem informação correta, nem água, nem comida ou remédio, e lembrando que a área é bem precária para sinal de celular. Ou seja, no horário mais movimentado da estrada, com a volta do feriado de carnaval, ficamos  ilhados, sem sinal, no escuro, sem saber direito o que estava acontecendo, com sede, com roupa molhada de chuva... Tudo o que um turista não quer passar numa viagem”, disse a revisora de AVS, Ana Blue.

Na Granja Spinelli e na Via Expressa houve queda de árvores. Na Ponte da Saudade, na altura do quilômetro 74, equipes da concessionária de energia elétrica Energisa retiraram um galho de uma árvore que estava na rede de alta tensão, obrigando a adoção do sistema pare e siga no trecho. No distrito de Conselheiro Paulino, após a queda de um raio, vários bairros ficaram sem energia elétrica, entre eles, Floresta, Parque das Flores e Furnas. Em um trecho da principal avenida que liga o distrito ao centro, a Roberto Silveira, postes e semáforos não estavam funcionando.

Em Olaria, na Rua Xingu, uma residência foi interditada. De acordo com o subtenente da Defesa Civil, Gomes Ribeiro da Conceição, houve o rompimento de uma tubulação e o piso do imóvel, que já estava em situação precária, levantou. Sobre os alagamentos em alguns pontos de Olaria, e na Rua General Osório, no Centro, Ribeiro explicou que foram provocados por falta de um escoamento eficiente, já que as galerias estariam saturadas. “Infelizmente isso é comum em Nova Friburgo. Os bueiros estão assoreados e quando chove há esses pontos de alagamento, que voltam ao normal quando as chuvas passam”, disse.

Apesar do grande número de ocorrências, a Defesa Civil do município informou que não houve feridos. A secretaria alerta ainda às pessoas que moram em áreas de risco que fiquem atentas aos acontecimentos e aos avisos emitidos pelas sirenes. Em caso de chuvas fortes, o órgão orienta que sejam procurados locais seguros, como casa de parentes ou amigos, ou até mesmo, os pontos de apoio, que, se necessário, serão abertos. A Defesa Civil está disponível 24h, através do telefone 199.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: chuvas
Publicidade