CVT Bom Jardim investe em moda íntima

quarta-feira, 03 de dezembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra

O vizinho município de Bom Jardim, a 20 km de distância de Nova Friburgo, ganhará nesta quarta-feira, 3, o seu Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para a moda íntima. A solenidade acontece a partir das 10h, na Rua Luiz Fernandes Carriello 39, Jardim Ornellas, Varginha.

A escolha da área de atuação do curso técnico e de formação inicial e continuada de trabalhadores é pertinente às necessidades locais de mão-de-obra especializada neste segmento. De acordo com a coordenadora do CVT Bom Jardim, Virgínia Lúcia Freire de Almeida, com 35 anos de magistério, a criação desta unidade é a concretização do sonho em oferecer uma especialização aos moradores da região, que têm a indústria da moda íntima como atividade fim. “Só tenho colhido frutos, porque estou vendo acontecer a transformação destas pessoas que me param na rua para dizer que estão empregadas”, reflete emocionada.

O investimento de implantação para esta unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), da ordem de R$ 496.640,74, destina-se a estruturar uma área aproximada de 614m². Deste total, 130m² serão destinados aos laboratórios de modelagem, corte e costura, mecânico de máquinas de costura industrial e informática. O Centro Vocacional Tecnológico de Bom Jardim oferecerá o curso técnico em produção de moda, na modalidade subseqüente, e os cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores na área de modelagem; corte e costura; mecânico de máquinas de costura industrial; e corte enfesto e industrial. A expectativa é de que a escola forme cerca de 600 alunos ao ano.

 

Números comprovam importância

A Região Serrana vem se destacando como um importante pólo gerador de moda, sobretudo, íntima, no estado do Rio de Janeiro. Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no ano de 2000, já fazia essa constatação, quando foi apurado que o mercado local respondia por 25% da produção de moda íntima brasileira. Naquela época foi identificada ainda uma preocupação com o treinamento gerencial e técnico da mão-de-obra envolvida no processo.

Por outro lado, quando se fala em números do mercado nacional estes são ainda mais surpreendentes. No período de 2005 a 2007, foi verificado um crescimento de 22%. Somente no ano passado foram produzidas 739 milhões de peças, representando um faturamento da ordem de R$ 4,07 bilhões. Esses dados são resultantes do cruzamento de informações entre empresas da cadeia têxtil e fornecedores de fios, tecidos e confecções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | moda íntima
Publicidade