CT do Nova Friburgo F.C. é inaugurado com festa e muitos planos

Área total de 50 mil metros quadrados em Conselheiro deve receber mais dois campos e outras obras
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
Festa de inauguração contou com solenidade, presença de autoridades e bola rolando

Aquele mesmo terreno que em 2011 transformou-se em depósito de dejetos floresceu. Naquele mesmo local, onde se despejou parte das consequências e cicatrizes da tragédia, nasce a esperança de dias melhores para o Nova Friburgo Futebol Clube e para toda a comunidade. Numa visão romântica, poderia ser considerado como um marco de um lento processo de reconstrução. A analogia se encaixa. Principalmente pela capacidade transformadora do esporte, capaz de produzir inúmeras e diferenciadas histórias de superação.

E para tentar reerguer a cidade como um todo, nada melhor do que adaptar o passado de glórias ao presente. Resultado da fusão entre o Friburgo e o Esperança, juntamente com o Conselheiro Paulino, o Nova Friburgo F.C. olha agora para o futuro. A inauguração da Praça de Esportes Raul Sertã no sábado, 16, representa mais do que o resultado de todo o trabalho feito por homens e máquinas nesses últimos anos.

“Nós queremos trabalhar com os garotos, e ser um clube formador de talentos. Não queremos concorrer com o Friburguense, pelo contrário. Nosso objetivo é agregar para tornar o futebol e o esporte de Nova Friburgo cada vez mais fortes. Comemoramos neste 16 de setembro os 38 anos de fusão e formação do Nova Friburgo Futebol Clube, e aproveitamos a data para reinaugurar o nosso Centro de Treinamento, que foi praticamente destruído em 2011. Vamos dar continuidade ao trabalho para ocuparmos o nosso espaço novamente. Não podemos deixar de agradecer a todas as autoridades envolvidas, a exemplo do deputado estadual André Corrêa, que tanto nos ajudou”, afirma o presidente Luiz Fernando Bachini.

A festa de inauguração do Centro de Treinamento contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Renato Bravo, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cruz, o deputado André Corrêa, ex-jogadores, pessoas ligadas ao esporte e os alunos que compõem as escolinhas do Nova Friburgo F.C. Neste primeiro momento, os garotos devem ocupar o espaço com mais frequência, uma vez que o clube vai transferir as atividades do futebol para o CT. Até então os treinos eram realizados no campo do Botafoguinho, na Chácara do Paraíso.

Propostas para o espaço

Para marcar o dia de festa, uma pequena cerimônia foi preparada. Em meio a um passeio pela parte histórica através de fotos, aconteceram os jogos entre os times de master e escolinhas do clube. Além, obviamente, dos discursos de autoridades e dirigentes do Nova Friburgo Futebol Clube. O presidente do conselho deliberativo do NFFC, Carlos Arnaldo Bravo Berbert, o Juca, fez questão de ressaltar a situação financeira equilibrada do clube.

“Nós estamos dando o primeiro passo de tantos outros que planejamos. E tudo foi feito de maneira organizada, sem que ficássemos devendo nada a ninguém. Hoje o Nova Friburgo é um clube com todas as contas em dia, sem dever a nenhum funcionário. E essa situação é cada vez mais rara no nosso país”, observou.

O espaço em Conselheiro Paulino possui aproximadamente 50 mil metros quadrados. Nesse primeiro momento, além de um campo com dimensões oficiais, foram feitos os primeiros vestiários. A proposta é reforçar a estrutura com mais dois campos (um de dimensões oficiais e outro menor) e uma academia. Futuramente, segundo revelou Juca, o clube pretende construir uma ponte sobre o rio que separa a parte social do Centro de Treinamento.

Para os próximos meses, algumas alternativas para a utilização do espaço são avaliadas. Em seu discurso, o prefeito Renato Bravo fez duas propostas para serem analisadas pelos diretores do Nova Friburgo. “O esporte é muito importante para a nossa cidade. Quanto mais pessoas praticarem, menos teremos demanda com a saúde, por exemplo. Eu fiz duas propostas ao Nova Friburgo: a primeira é uma parceria com o Fluminense, do Rio de Janeiro, para a implantação de um núcleo aqui no Nova Friburgo F.C. A outra é que possamos trazer alunos das escolas públicas municipais, especialmente da região de Conselheiro Paulino, para utilizarem esse espaço”, propôs o prefeito.                        

As obras de preparação do terreno e drenagem começaram a se materializar em campo de futebol com a colocação do gramado, desde o início de outubro do ano passado. Assim, para finalizar o trabalho no Centro de Treinamento do Nova Friburgo Futebol Clube, no distrito de Conselheiro Paulino, restava concluir o alambramento e o sistema de irrigação. As intervenções recomeçaram há cerca de dois anos. A estrutura sofreu com a tragédia de 2011 e, desde então, o clube luta na justiça para a recuperação do espaço.

Em meio ao imbróglio, ainda houve a tentativa frustrada de desapropriação do terreno pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Desde então, o clube está autorizado a executar as obras no local. À época, o Nova Friburgo havia instalado 410 metros de alambrados, além de três portões de acesso, conforme exigido pelo Corpo de Bombeiros.

Um novo muro foi erguido e a terraplanagem está praticamente concluída. O procedimento teve início ainda em 2014, através de uma parceria com a empresa que presta serviços para o Inea e trabalha na drenagem do Rio Bengalas. O clube cedeu o espaço para o depósito da areia da obra — cerca de 600 caminhões foram utilizados — e, em troca, ganhou o serviço no então futuro campo de futebol.

 

LEIA MAIS

Chances de brigar pelo acesso, que já eram remotas antes da partida, ficaram ainda menores

Jogo de volta, dia 22, definirá quem avança às quartas de final da Copa Rio

Tricolor da Serra encara o Bangu, e o primeiro jogo acontece nesta quarta no Eduardo Guinle

Publicidade
TAGS: futebol