CT do Nova Friburgo F.C. é inaugurado com festa e muitos planos

Área total de 50 mil metros quadrados em Conselheiro deve receber mais dois campos e outras obras
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Foto de capa
Festa de inauguração contou com solenidade, presença de autoridades e bola rolando

Aquele mesmo terreno que em 2011 transformou-se em depósito de dejetos floresceu. Naquele mesmo local, onde se despejou parte das consequências e cicatrizes da tragédia, nasce a esperança de dias melhores para o Nova Friburgo Futebol Clube e para toda a comunidade. Numa visão romântica, poderia ser considerado como um marco de um lento processo de reconstrução. A analogia se encaixa. Principalmente pela capacidade transformadora do esporte, capaz de produzir inúmeras e diferenciadas histórias de superação.

E para tentar reerguer a cidade como um todo, nada melhor do que adaptar o passado de glórias ao presente. Resultado da fusão entre o Friburgo e o Esperança, juntamente com o Conselheiro Paulino, o Nova Friburgo F.C. olha agora para o futuro. A inauguração da Praça de Esportes Raul Sertã no sábado, 16, representa mais do que o resultado de todo o trabalho feito por homens e máquinas nesses últimos anos.

“Nós queremos trabalhar com os garotos, e ser um clube formador de talentos. Não queremos concorrer com o Friburguense, pelo contrário. Nosso objetivo é agregar para tornar o futebol e o esporte de Nova Friburgo cada vez mais fortes. Comemoramos neste 16 de setembro os 38 anos de fusão e formação do Nova Friburgo Futebol Clube, e aproveitamos a data para reinaugurar o nosso Centro de Treinamento, que foi praticamente destruído em 2011. Vamos dar continuidade ao trabalho para ocuparmos o nosso espaço novamente. Não podemos deixar de agradecer a todas as autoridades envolvidas, a exemplo do deputado estadual André Corrêa, que tanto nos ajudou”, afirma o presidente Luiz Fernando Bachini.

A festa de inauguração do Centro de Treinamento contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Renato Bravo, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cruz, o deputado André Corrêa, ex-jogadores, pessoas ligadas ao esporte e os alunos que compõem as escolinhas do Nova Friburgo F.C. Neste primeiro momento, os garotos devem ocupar o espaço com mais frequência, uma vez que o clube vai transferir as atividades do futebol para o CT. Até então os treinos eram realizados no campo do Botafoguinho, na Chácara do Paraíso.

Propostas para o espaço

Para marcar o dia de festa, uma pequena cerimônia foi preparada. Em meio a um passeio pela parte histórica através de fotos, aconteceram os jogos entre os times de master e escolinhas do clube. Além, obviamente, dos discursos de autoridades e dirigentes do Nova Friburgo Futebol Clube. O presidente do conselho deliberativo do NFFC, Carlos Arnaldo Bravo Berbert, o Juca, fez questão de ressaltar a situação financeira equilibrada do clube.

“Nós estamos dando o primeiro passo de tantos outros que planejamos. E tudo foi feito de maneira organizada, sem que ficássemos devendo nada a ninguém. Hoje o Nova Friburgo é um clube com todas as contas em dia, sem dever a nenhum funcionário. E essa situação é cada vez mais rara no nosso país”, observou.

O espaço em Conselheiro Paulino possui aproximadamente 50 mil metros quadrados. Nesse primeiro momento, além de um campo com dimensões oficiais, foram feitos os primeiros vestiários. A proposta é reforçar a estrutura com mais dois campos (um de dimensões oficiais e outro menor) e uma academia. Futuramente, segundo revelou Juca, o clube pretende construir uma ponte sobre o rio que separa a parte social do Centro de Treinamento.

Para os próximos meses, algumas alternativas para a utilização do espaço são avaliadas. Em seu discurso, o prefeito Renato Bravo fez duas propostas para serem analisadas pelos diretores do Nova Friburgo. “O esporte é muito importante para a nossa cidade. Quanto mais pessoas praticarem, menos teremos demanda com a saúde, por exemplo. Eu fiz duas propostas ao Nova Friburgo: a primeira é uma parceria com o Fluminense, do Rio de Janeiro, para a implantação de um núcleo aqui no Nova Friburgo F.C. A outra é que possamos trazer alunos das escolas públicas municipais, especialmente da região de Conselheiro Paulino, para utilizarem esse espaço”, propôs o prefeito.                        

As obras de preparação do terreno e drenagem começaram a se materializar em campo de futebol com a colocação do gramado, desde o início de outubro do ano passado. Assim, para finalizar o trabalho no Centro de Treinamento do Nova Friburgo Futebol Clube, no distrito de Conselheiro Paulino, restava concluir o alambramento e o sistema de irrigação. As intervenções recomeçaram há cerca de dois anos. A estrutura sofreu com a tragédia de 2011 e, desde então, o clube luta na justiça para a recuperação do espaço.

Em meio ao imbróglio, ainda houve a tentativa frustrada de desapropriação do terreno pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Desde então, o clube está autorizado a executar as obras no local. À época, o Nova Friburgo havia instalado 410 metros de alambrados, além de três portões de acesso, conforme exigido pelo Corpo de Bombeiros.

Um novo muro foi erguido e a terraplanagem está praticamente concluída. O procedimento teve início ainda em 2014, através de uma parceria com a empresa que presta serviços para o Inea e trabalha na drenagem do Rio Bengalas. O clube cedeu o espaço para o depósito da areia da obra — cerca de 600 caminhões foram utilizados — e, em troca, ganhou o serviço no então futuro campo de futebol.

 

LEIA MAIS

Partidas decisivas acontecem neste sábado, no Campo do Serrano: Vargem Alta enfrenta Varginha e Unidos do Alto joga com Botafoguinho

Redes balançaram 19 vezes em 3 jogos na última rodada, com direito a goleada e a empate com oito gols

Homenagem na Câmara e confraternização são os próximos lances dos jogadores veteranos

Publicidade
Agora Faz
TAGS: futebol