Corrida eleitoral em Friburgo: Ibope divulga resultado de pesquisa

Instituto ouviu 406 pessoas na cidade desde o último domingo
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Corrida eleitoral em Friburgo: Ibope divulga resultado de pesquisa

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgou neste sábado, 24, os dados colhidos a partir de uma pesquisa de opinião realizada desde domingo passado, 18, em Nova Friburgo. E, entre as muitas perguntas constantes do extenso questionário aplicado a 406 pessoas em locais definidos por sorteio probabilístico, estão também as de intenção de voto para prefeito na cidade.

De acordo com o instituto, Glauber Braga aparece com 21% das intenções de voto, seguido por Renato Bravo (18%), Grace Arruda (17%), Rogério Cabral (12%), Renato Abi-Ramia (10%) e Hugo Moreno com 1%. Votos brancos e nulos somam 14% e eleitores que não sabem ou não responderam, representam 6%. A pesquisa tem margem de erro de 5%, e por isso aponta para um empate técnico entre cinco candidatos. 

A pesquisa

Registrada no último dia 18 pela Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda. sob o código 04399/2016, a pesquisa é de responsabilidade de Márcia Cavallari Nunes, diretora do instituto, e de acordo com a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet tem margem de erro máxima estimada em cinco pontos percentuais para mais ou para menos. 

O nível de confiança é estimado em 95%, e o custo do levantamento no município foi de R$ 34.510 arcados pela Fundação Lauro Campos, vinculada ao Psol.

Além de levantar informações sobre intenção de voto e rejeição, a pesquisa também se debruça sobre a opinião popular em torno do governo federal, do interesse pelas eleições, das novas regras eleitorais, dos maiores problemas de cada bairro, da avaliação dos governos municipal e estadual, além de questionar sobre cor ou raça, religião, uso de internet e a posse de telefones, entre outros dados pessoais. Mais detalhes a respeito da pesquisa podem ser obtidos na página de consultas do TSE na internet.

O que é a Fundação Lauro Campos

A Fundação Lauro Campos – FLC foi instituída pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, nos termos da legislação partidária. Desde então, “tem procurado desenvolver atividades nas esferas da teoria e da cultura, ensejando um pensamento crítico comprometido com os valores do socialismo e da liberdade, e promovendo o debate de propostas programáticas para a transformação social do país”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016 | pesquisa
Publicidade