Correios anunciam fechamento de agência em Friburgo

Filial de Lumiar funcionará apenas até a próxima sexta-feira; moradores temem que fim de serviço comprometa entrega de correspondências
sexta-feira, 19 de maio de 2017
por Dayane Emrich
A praça central de Lumiar, distrito que perderá sua única agência dos Correios (Foto: Arquivo AVS)
A praça central de Lumiar, distrito que perderá sua única agência dos Correios (Foto: Arquivo AVS)

 

Moradores de Lumiar que utilizam a agência dos Correios para enviar e receber correspondências e encomendas, além da realização de transações, terão que mudar de destino. Isso porque a filial, localizada na Praça Levy Ayres Brust, no centro do distrito, funcionará somente até a próxima sexta-feira, 26. O encerramento faz parte do projeto de fusão de agências, uma das estratégias para a contenção da crise financeira que a estatal atravessa.

Em nota divulgada à imprensa na quinta-feira, 17, a empresa informou que a partir da segunda-feira, 28, a agência será incorporada a outras unidades da cidade. Ao todo, Nova Friburgo conta atualmente com seis agências dos Correios, três próprias e três franqueadas. Após a fusão, serão apenas cinco.

Para a aposentada Mercília Rodrigues de Souza, de 63 anos, muitos moradores que usam o serviço da filial ainda não sabem do encerramento e vão perder a praticidade para resolver pequenas situações do dia a dia sem sair do distrito. “Agora, quando precisar fazer alguma transação, como receber pagamentos, enviar ou receber correspondências terei que sair do bairro”, exclama ela, acrescentando que, com a mudança, a agência mais próxima de Lumiar passará a ser a que fica situada na Avenida Hamburgo, em Mury. Ou seja, um percurso de mais de 30 a 40 minutos. Para serviços postais básicos, outra opção passará a ser a  agência comunitária de São Pedro da Serra.

Preocupado com as dificuldades trazidas pelo fim do serviço, o comerciante José Medeiros, de 46 anos, explica: “Eu costumo usar a agência para pagar contas, fazer saques e até depósitos. Com o fim da filial, todos os serviços serão concentrados no Centro da cidade. Além disso, acredito que o serviço de entrega de correspondências, que já era precário, seja ainda mais comprometido”, pontuou.

A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA procurou os Correios para esclarecer como será feito a entrega de correspondência na localidade, e onde serão alocados os funcionários da agência, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.


 

Projeto de fusão

 

Além de Nova Friburgo, outras 13 cidades do Rio de Janeiro serão atingidas pelo projeto de fusão, totalizando menos 21 agências no estado. São elas: Angra dos Reis (1), Araruama (1), Campos dos Goytacazes (3), Duas Barras (1), Duque de Caxias (2), Japeri (1), Niterói (1), Nova Iguaçu (1), Petrópolis (2), Rio de Janeiro (4), São Gonçalo (1), São João de Meriti (1) e Valença (1).

Em todo o país, aproximadamente 250 unidades, situadas em municípios com mais de 50 mil habitantes, serão atingidos pelo fim de filiais. Por meio deste projeto de fusão -- que vem sendo realizado de forma gradual, para minimizar os impactos aos cliente -- a instituição busca tornar a rede de atendimento mais eficiente e organizar melhor os recursos técnicos e humanos, ocasionando ganhos reais. A estimativa é que a proposta seja concluída até o final do ano.

Outras medidas também foram seguidas para tentar reverter a crise, como a suspensão das férias de todos os funcionários pelo período de 12 meses e das horas extras e o Plano de Desligamento Incentivado (PDI), tendo como foco os colaboradores acima de 55 anos.

 

Agências dos Correios que continuarão disponíveis para a população em Nova Friburgo:

 

Agência Mury

Endereço: Avenida Hamburgo, 730

Telefone: (22) 2542-1356

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

 

Agência Centro

Endereço: Praça Getúlio Vargas, 85

Telefone: (22) 2521-0509 / (22) 2522-0135

Horário de atendimento: segunda a sexta: das 9h às 17h        

Agência São Pedro da Serra

Endereço: Rua Augusto Spinelli, 152   

Telefone: 22) 2523-4830 / (22) 2522-5726

Horário de atendimento: segunda a sexta: das 9h às 17h/ sábado: de 9h às 13h

 

Agência Conselheiro Paulino

Endereço: Rua José de Queiroz, 65, loja D

Telefone: (22) 25271948/ 2527-0209

Horário de atendimento: segunda a sexta: das 9h às 17h

 

Agência Olaria

Endereço: Avenida Júlio Antonio Thurler, 34

Telefone: (22) 2523-8113/ 2522-1078

Horário de atendimento: segunda a sexta: das 9h às 17h


Há ainda agências Comunitárias em Amparo e Campo do Coelho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Correios | fechamento de agência | Lumiar
Publicidade