Coronel Robadey toma posse na Secretaria estadual de Defesa Civil

A pedido do novo governador, Wilson Witzel, ele continuará à frente da pasta e também segue no comando do Corpo de Bombeiros
quinta-feira, 03 de janeiro de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Witzel empossa Robadey (Reprodução da web)
Witzel empossa Robadey (Reprodução da web)

O atual secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Roberto Robadey Jr., tomou posse para dar continuidade aos trabalhos na secretaria, em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 2, no Palácio Guanabara. Em entrevista concedida ao A VOZ DA SERRA em novembro do ano passado, Robadey já havia comentado sobre a expectativa de permanecer à frente da pasta e também no comando da corporação, destacando se sentir honrado pela escolha do governador Wilson Witzel.

A transmissão de cargos dos novos secretários foi comandada pelo próprio governador. No caso de Robadey, a passagem foi simbólica, uma vez que ele era o secretário de Defesa Civil do governo anterior. O mesmo simbolismo foi aplicado em sua continuação no comando do Corpo de Bombeiros.

Sobre a posse, o coronel publicou em suas redes sociais uma mensagem de agradecimento: “Mais uma vez agradeço à confiança do Governador Wilson José Witzel e aos heróis da SEDEC/CBMERJ que possibilitam uma boa gestão e a continuidade do trabalho”.

Sua posse foi repercutida ainda nas páginas do CBMERJ, incluindo as hashtags novos desafios, expectativa e o lema da corporação “Vida Alheia e Riquezas Salvar”: “O atual secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Roberto Robadey Jr., foi empossado, na tarde desta quarta-feira (02.01), para atuar na gestão do governo de Wilson Witzel. A cerimônia aconteceu no Palácio Guanabara”, dizia a publicação.

O nome de Robadey foi confirmado pelo governador eleito no dia 14 de novembro de 2018. Na ocasião, o coronel, que é natural de Cantagalo, mas tem em seu histórico profissional uma grande atuação na serra, inclusive como secretário municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo em 2011, quando a cidade sofreu a maior catástrofe climática de sua história, afirmou que sua intenção era dar continuidade ao trabalho de prevenção e planejamento, que estava sendo realizado na Secretaria de Estado de Defesa Civil:

“O governador quer fazer um trabalho habitacional voltado para pessoas em áreas de risco. Fizemos um estudo sobre essa questão, hoje temos cerca de 45 mil famílias em áreas de risco no Estado e, com esse levantamento, enquanto não temos uma solução definitiva, trabalhamos com o sistema de gestão, avisando previamente essas pessoas quando devem deixar suas casas para buscar uma área segura. Um exemplo disso é o sistema de mensagens gratuitas que conseguimos estabelecer nos municípios”, detalhou Robadey.

Sobre a solução definitiva que está sendo considerada pela nova gestão, ele destacou: “A intenção do novo governo é construir novas unidades habitacionais para realocar as famílias em áreas de risco. Claro que isso não é algo que seja feito rapidamente, mas existe essa vontade, pois essa seria a solução ideal. Enquanto isso não acontece, vamos continuar trabalhando na coleta e distribuição de informações sobre quais são essas áreas, quantas pessoas vivem nela, para diminuir o estado de risco”.

O comandante, que desde de setembro de 2017, Robadey ocupa os cargos mais altos de comando na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros, ainda classificou sua permanência como um terceiro momento na sua carreira profissional: “Assumi o comando dos bombeiros e a Defesa Civil em setembro de 2017, passei por uma análise do comando da Intervenção Federal na segurança pública do estado e continuei no cargo. Neste terceiro momento, continuarei com os projetos já iniciados e com novos planos de gestão com objetivo de ampliar os atendimentos do Corpo de Bombeiros nos municípios e seguir com planejamento na atuação da Defesa Civil na prevenção de desastres”, afirmou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade