Cordeiro esteve presente no Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas

III Ecob trouxe debates sobre temas relacionados à gestão das águas nas esferas públicas e privadas
sexta-feira, 04 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Entre os dias 26 e 28 de agosto, o secretário de Meio Ambiente de Cordeiro, Paulo Araujo, participou do III Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas representando o município e o Comitê Rio Dois Rios, do qual é vice-presidente. O evento foi realizado em Nova Friburgo e contou com a participação de diversas autoridades do setor ambiental.

A primeira palestra, proferida por Rosa Formiga, representante da SEA-RJ, abordou a segurança hídrica no Estado do Rio de Janeiro. Destaque para o alerta sobre o Rio Paraíba do Sul ser a única disponibilidade de água para o Estado e para a poluição hídrica por esgotos sanitários no interior.  

Segundo Paulo Araújo, chegou-se à conclusão de que é necessária uma gestão compartilhada entre os órgãos ambientais e os usuários de água, com o monitoramento dos impactos ambientais no Rio Paraíba do Sul e seus afluentes. Além disso, são fundamentais ações como os reservatórios, a exploração dos aquíferos, o aumento da qualidade da água com coleta e tratamento de esgotos, os reflorestamentos e a proteção dos mananciais.

Elisa Bento, do DRM-RJ, ministrou palestra sobre as águas subterrâneas e informou que os reservatórios são renováveis e formados pelas águas de chuvas, sendo fundamentais para a formação e manutenção dos rios, brejos e nascentes. Em seguida, a professora Maria da Glória, da UENF, falou sobre a crise hídrica e as águas subterrâneas no Norte Fluminense.

Os participantes do evento deram sugestões para solução dos problemas apresentados e propuseram uma melhor atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Também realizaram visitas técnicas ao Parque Estadual dos Três Picos, à Estação de Tratamento de Esgoto de Conselheiro Paulino e à Fábrica Stam, onde foi apresentado o trabalho socioambiental que faz o reuso das águas da produção industrial, captação de águas de chuvas, captação de energia solar, tratamento dos efluentes sanitários, coleta e destinação correta dos resíduos industriais e sanitários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Ecob | Cordeiro | III Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas
Publicidade