Conta Cidadã vai acabar este mês

Clientes lamentam o fim do projeto social da Energisa que troca lixo reciclável por descontos na conta de luz
quarta-feira, 10 de maio de 2017
por Alerrandre Barros
O Conta Cidadã tem seis pontos de troca em Nova Friburgo. Um deles funciona na Vila Amélia (Foto: Alerrandre Barros)
O Conta Cidadã tem seis pontos de troca em Nova Friburgo. Um deles funciona na Vila Amélia (Foto: Alerrandre Barros)

Larissa Goretkin separa todos os dias o lixo que pode ser reciclado: metal, papel, plástico e vidro. Há pelo menos dois anos, o hábito sustentável da família dela tem refletido na conta de energia elétrica. A professora de música participa do Conta Cidadã, projeto social da Energisa, que troca lixo reciclável por desconto na fatura. A iniciativa, porém, vai acabar no fim deste mês.

“Fui levar o lixo no ponto de troca, em frente ao Sesi, na Vila Amélia, como faço toda semana, e vi que os funcionários estavam borocoxôs. Eles me contaram que o projeto vai acabar no próximo dia 31. Fiquei surpresa e triste. Vai ser uma perda muito grande para a cidade”, lamentou a professora, que costumava obter R$ 10 de desconto na conta. “Tenho uma amiga que já conseguiu R$ 30 de desconto”, disse.   

O projeto Conta Cidadã foi lançado pela Energisa em 2014, em Nova Friburgo, como parte do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para participar, clientes residenciais faziam um cadastro nos seis postos de coleta espalhados pelo município e recebiam um cartão para ser apresentado sempre que fossem trocar os resíduos por bônus.

Nos pontos de troca, que ainda funcionam em Conselheiro Paulino e Duas Pedras (segunda-feira), Olaria (terça-feira), Vila Amélia (quarta-feira), Catarcione (quinta-feira) e Bairro Ypu (sexta-feira), sempre das 8h às 16h, há uma balança onde o lixo é pesado e valor do desconto calculado. Clientes empresariais também podiam participar do projeto, mas 50% de seus bônus eram convertidos em benefício de instituições filantrópicas.

Em Nova Friburgo, cerca 25 toneladas de resíduos recicláveis eram arrecadadas, por mês, através do projeto Conta Cidadã, pelo qual o cliente contribuía de forma positiva com o meio ambiente, já que o material coletado tinha destinação correta. Em nota, a Energisa confirmou o fim do projeto devido a mudanças no Programa de Eficiência Energética.

“O prazo de vigência do programa acordado com o órgão regulador era de dois anos e encerrará no dia 31 de maio de 2017. De acordo com a nova regra, a empresa teria que apresentar previamente um “termo de aceite” assinado pelos clientes beneficiados, o que inviabiliza a dinâmica de funcionamento diário do programa”, informa a concessionária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Energisa | Meio Ambiente
Publicidade