Confira a programação dos 58º Jogos Florais

Setenta trovadores de todo o país participarão do evento, a partir desta sexta
quinta-feira, 25 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A Praça Dermeval Barbosa Moreira vai se transformar na Alamenda dos Trovadores (Foto: Henrique Cordeiro)
A Praça Dermeval Barbosa Moreira vai se transformar na Alamenda dos Trovadores (Foto: Henrique Cordeiro)

A Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade, será o palco principal de mais uma edição da tradicional Festa dos Jogos Florais de Nova Friburgo. Realizado ininterruptamente, desde 1960, o evento terá início nesta sexta-feira, 26, e segue até o próximo domingo, atraindo friburguenses e turistas para a criatividade do gênero poético, que se destaca pelos versos rimados e metrados. Na programação, além da inauguração da alameda das trovas, haverá shows, concurso da melhor trova e a eleição da Musa Jogos Florais 2017.

Abrindo as atividades, nesta sexta-feira, às 6h, haverá a participação dos trovadores no quadro Café com Broa, do programa Alvorada Sertaneja, com Serginho Ferraz, na Rádio Nova Friburgo AM. À tarde, às 15h, será realizada a habitual recepção dos trovadores, junto a inauguração da Alameda das Trovas, na Praça Dermeval; e, às 19h, a Noite dos Magníficos Trovadores, evento que acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), situada na Rua Fernando Bizzoto, 39, Centro.

    No sábado, 27, às 10h, haverá Oração dos Trovadores, na Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro; às 11h, visita à fonte do Suspiro; e, às 12h, visita a loja Doces Sader, também no Suspiro. No mesmo dia acontece ainda a apresentação do show “O amor em tons e versos”, com os trovadores Domitilla Beltrame e J.B. Xavier, da União Brasileira de Trovadores (UBT), e acompanhamento musical com o trovador Luiz Poeta. Na ocasião acontece também o lançamento do livro “Meus irmãos Trovadores”, na Oficina Escola de Artes, na Praça Getúlio Vargas, 89. O ponto alto do evento será a escolha da Musa 2017, que acontece às 19h, também na Oficina-Escola de Artes.

    Paralelamente às atividades, durante a 58ª edição dos Jogos Florais, cerca de 900 trovas concorrem nas categorias local e nacional, cujos temas são reforma (lírica) e bagunça (humor) e pausa (lírico) e vigia (humor). O concurso vai homenagear o Grêmio Português de Nova Friburgo, com o tema: referência a Portugal. Outra categoria, a dos Magníficos Trovadores, terá o tema “exemplo” para trovas líricas e “chinelo” para humor.

    A premiação acontece no domingo, 28, às 9h30, em sessão solene no plenário da Câmara Municipal, na Rua Farinha Filho, 50, no centro; seguida da cerimônia de encerramento da 58ª edição dos Jogos.

De acordo com a presidente da UBT-NF, Elizabeth Souza Cruz, a expectativa é que cerca de 70 trovadores de todo o país participem do evento. “Estamos muito contentes com o que vamos apresentar. Temos uma responsabilidade enorme. Nova Friburgo é a referência do movimento trovador. Foi aqui que tudo começou”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jogos Florais | trovas | poesia
Publicidade