Concluído o curso de cuidador de idosos em Macuco

Aulas foram viabilizadas através de parceria com o Sesc
quinta-feira, 27 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Concluído o curso de cuidador de idosos em Macuco

Procurando aumentar a qualidade de vida da população através da oferta de cursos de capacitação que se convertam em geração de emprego e renda, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco ofereceu, por intermédio do projeto ‘Saber Comunitário’, do Sesc, o curso Cuidador de Idosos. O secretário da pasta, Luiz Claudio Gomes de Souza, diz seguir à risca as diretrizes do prefeito Félix Lengruber ao trabalhar por uma administração humanitária e inclusiva.

O curso durou uma semana, com carga horária de 20 horas. O objetivo foi capacitar e orientar futuros cuidadores na identificação das necessidades e expectativas dos idosos em relação a vários aspectos da vida cotidiana. Uma característica do projeto ‘Saber Comunitário’ é buscar valorizar a mão de obra local. Assim, o curso contou como instrutora a técnica de enfermagem Viviane Manoel de Barros e como palestrante a enfermeira Verônica Golinelli. Durante as aulas teóricas e práticas, ambas passaram noções básicas de promoção da saúde, fragilidade e demência do idoso, segurança na condução, primeiros socorros, situações de emergência, mudança de comportamento, cuidados com a higiene, alimentação e adaptações ambientais, entre outros ensinamentos.

Durante a solenidade de encerramento desta primeira turma, na última sexta-feira, 21, a emoção tomou conta do ambiente no CRAS do bairro Nova Macuco. Orientados a escrever um texto sobre o aprendizado, os alunos deixaram mensagens singelas, comprovando que agirão com humanidade e respeito no trato com os idosos, como confirma um trecho de uma das cartas: “Devemos respeitar as rugas dos idosos, pois amanhã seremos nós a precisar de cuidados”, escreveu a aluna Alessandra Gama. Ao final, além do certificado, os 23 concludentes receberam rosas vermelhas, simbolizando respeito e amor.

Para a servidora Jucilea Brito, coordenadora em Macuco da parceria com o Sesc, a união dos profissionais foi indispensável para o sucesso desse que é o primeiro de uma série de cursos. “Sou grata a Deus em primeiro lugar, ao secretário Luizão pelo apoio, à representante do Sesc, Cláudia Huguenin, que não mediu esforços para que conseguíssemos essa parceria que hoje começa a colher bons frutos, e também destaco a união dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem sido uma constante nas ações”, disse Jucilea.

Luizão, secretário de Desenvolvimento Social de Macuco, também deixou uma mensagem de incentivo. Segundo ele, esse aprendizado tira de sua pasta o rótulo do clientelismo e ratifica o cunho social dos serviços. “Volto a dizer que nossa meta é promover a dignidade das pessoas e fazê-las se sentirem úteis à sociedade. Estamos no caminho certo e parabenizo a todos que concluíram essa etapa”, discursou.

E o calendário de cursos prossegue com o início das aulas de Horta Comunitária. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e nas sedes do CRAS Centro e Nova Macuco. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Macuco | curso | cuidador | idoso
Publicidade