Concluídas obras na adutora do distrito de Amparo

Investimento permite a interligação ao sistema Rio Grande de Cima
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Água na torneira (Arquivo AVS)
Água na torneira (Arquivo AVS)

 A concessionária Águas de Nova Friburgo inaugura nesta quarta-feira, 18, as obras de extensão de rede da adutora do distrito de Amparo, com cerimônia às 10h no campo do Amparo Futebol Clube, na Rua Dez de Outubro, bem no centro do distrito. Foram executados 8.243 metros de rede ao longo da rodovia RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão), nas localidades Alto da Chácara do Paraíso, Parada Folly e Loteamento Barroso. As obras já permitem que o distrito de Amparo esteja interligado ao principal sistema de abastecimento de água do município, o Sistema  Rio Grande de Cima (RGC), responsável pela distribuição de água tratada para 60% da população urbana. Com isso, o fornecimento de água será de até 25 litros por segundo, mais que o dobro do que era produzido pela ETA Amparo.

De acordo com o superintendente da concessionária, João Henrique de Sá, o manancial que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Amparo não é permanente e, nos períodos de seca, tem a vazão muito reduzida. Com o término das obras, a capacidade de distribuição de água tratada em litros por segundo será mais do que o dobro.

“A interligação com o Sistema de Rio Grande de Cima vai resolver definitivamente os problemas de desabastecimento em períodos de seca. O sistema tem produtividade estável, mesmo em períodos de estiagem, pois a captação é feita no Rio Grande, que mantém o nível estável o ano inteiro. Agora, com a interligação concluída, o fornecimento de água pela ETA RGC será de até 25 litros por segundo, mais do que o dobro do que era produzido pela ETA Amparo”, afirmou o superintendente.

Ao visitar as obras ainda em execução, o prefeito de Nova Friburgo Renato Bravo elogiou a iniciativa da concessionária. “Esse investimento é resultado de parceria. Esse é um sonho antigo da população de Amparo e as obras vão melhorar a qualidade de vida de todos no distrito”, frisou.

 Além das obras de extensão de rede, também foi construído um reservatório com a capacidade de 100 metros cúbicos e implantado um booster (propulsor) para melhoria do abastecimento no Loteamento Tiradentes. “Investimos quase R$ 4 milhões, em parceria com o BNDES, para entregarmos as obras necessárias ao bem-estar de toda a comunidade do distrito de Amparo", finalizou João Henrique de Sá.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água
Publicidade