Concessionárias de Friburgo devem disponibilizar telefone 0800

Atendimento telefônico deve ser gratuito para linhas fixas e móveis. Faol e EBMA ainda não oferecem serviço
sexta-feira, 15 de março de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Concessionárias de Friburgo devem disponibilizar telefone 0800

Entrou em vigor nesta sexta-feira, 15, a lei municipal 4.675/2019, de autoria do vereador Alcir Fonseca (PP), que determina que todas as concessionárias de serviços públicos em Nova Friburgo devem disponibilizar atendimento telefônico gratuito aos clientes por 0800 a partir de ligações de telefones fixos e móveis.  

Entre as prestadoras de serviço do município, a empresa Friburgo Auto Ônibus Ltda (Faol), que opera o transporte público, e a Empresa Brasileira do Meio Ambiente (EBMA), que faz a coleta seletiva do lixo, ainda não disponibilizam esse tipo de atendimento.

A Faol dispõe do 0800-886-1000, o Fale Ônibus, mesmo telefone da Festranspor, federação da empresas de transporte do estado. O número, porém, não recebe ligações de celular. Já a EBMA não disponibiliza telefone 0800. O cliente que precisa se comunicar com a empresa deve ligar para o número (22) 2529-3000, com custo de uma ligação local.

As demais concessionárias do município, Energisa, distribuidora de energia elétrica, e a Águas de Nova Friburgo, responsável pelo saneamento básico, já disponibilizam ligação gratuita aos clientes. O telefone da Águas é 0800-757-0422, e da Energisa, 0800-032-0196. Ambos aceitam ligação de celular.

A nova lei, sancionada pelo prefeito Renato Bravo, e publicada no Diário Oficial do município, em A VOZ DA SERRA, nesta sexta-feira, 15, estabelece que o serviço telefônico tem a finalidade de atender as demandas do consumidores, como informações, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e serviços. Ainda de acordo com o texto, as empresas que não oferecem o atendimento telefônico gratuito terão 90 dias, a partir da publicação da lei, para implementarem o serviço.

O que dizem a Faol e a EBMA

Em nota, a Friburgo Auto Ônibus informou que dispõe de diversos canais de atendimento aos clientes, como o Fale Ônibus, que, para a empresa, são suficientes para contato do cliente. “De qualquer forma será verificada a questão do atendimento à ligações de telefones celulares e, se necessária, a adequação será feita no prazo determinado”. Já a A EBMA disse que o atendimento será providenciado conforme a nova lei municipal.

 

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