Compras de Natal aquecem economia da cidade

Movimento na Avenida Alberto Braune deixa calçadas e lojas cheias
segunda-feira, 23 de dezembro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A calçada da Alberto Braune cheia no último sábado (Fotos: Guilherme Alt)
A calçada da Alberto Braune cheia no último sábado (Fotos: Guilherme Alt)

A corrida para as compras de última hora estão aquecendo o comércio friburguense. Com as lojas autorizadas a funcionar em horário estendido, quem ainda não se programou para comprar tanto os presentes quanto os alimentos da ceia ainda podem fazer as compras.

No último sábado, 21, o movimento na Avenida Alberto Braune já pela manhã estava acima do normal. Lojas cheias e ruas ainda mais cheias. Em alguns lugares, como sapatarias, mercados e shoppings, os produtos já são comercializados com descontos generosos.

Mesmo com o tempo instável, a expectativa é de que até a tarde desta terça-feira, 24, esse seja o cenário no centro da cidade.

Economia aquecida

O prefeito Renato Bravo quitou na última quarta-feira, 18, a 2ª parcela do 13º salário dos servidores públicos. Por entender a importância da medida para o efetivo municipal, que assim pode antecipar as compras de Natal, e ainda o incremento da economia, o Executivo não mediu esforços para que o pagamento fosse antecipado.

Em junho deste ano a prefeitura antecipou a quitação do benefício, ao efetuar o pagamento da 1ª parcela no dia 14 de junho. Agora, com 2ª parcela, os valores representam o montante de R$ 6,6 milhões a mais na economia da cidade.

O secretário de Finanças, Sérvio Túlio, acrescentou que este pagamento somado ao pagamento da folha de dezembro, programado para o fim do mês, representará a injeção de aproximadamente R$ 15 milhões na economia local.

O secretário disse ainda que o dinheiro injetado na economia local pode gerar empregos, além de um vislumbre positivo para o próximo ano. “Isso nos deixa otimistas para o ano de 2020, pois tem um efeito multiplicador, ao gerar renda e, consequentemente, mais emprego. Temos certeza de que a medida representa muito para as vendas de fim de ano”.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, considera de grande importância para o comércio da cidade a liberação antecipada desta segunda parcela aos servidores. Ele acredita que o dinheiro, circulando no município, pode contribuir para aquecer as vendas nos últimos dias antes do Natal.

“É uma soma significativa, que certamente vai ajudar a melhorar o desempenho do comércio em dezembro. Não podemos nos esquecer que a prefeitura é o maior empregador do município”, ressaltou Braulio.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade